Alterações na cor e na textura podem indicar que chegou a hora de descartar um esmalte.
Embora negligenciada quando o assunto é produtos cosméticos, a data de validade indica o período estimado em que uma certa substância promove o efeito desejado e é importante. O uso de um produto após seu vencimento pode trazer malefícios, como irritações e alergias, e isso vale para protetores solares, cremes hidratantes, maquiagens e esmaltes.
É certo que usar um cosmético vencido vai causar problemas? A resposta para tal pergunta é não, mas é importante estar ciente que essa ação pode provocar reações adversas perigosas, a curto e longo prazo.
Você também pode se interessar:
O que acontece se usar esmalte vencido?
O produto quando ultrapassa o prazo de validade passa a ter sua eficácia comprometida. Portanto, no caso de esmaltes, a textura e cor podem sofrer alterações. Além disso, eles tornam-se mais suscetíveis à contaminação, podendo causar vermelhidão na pele, dermatites de contato, infecções e até câncer, segundo o site Viva Bem. Esses efeitos são associados a cosméticos no geral, não apenas a esmaltes.
Segundo o site Beleza Verde, os sintomas normalmente se manifestam no rosto, pescoço ou partes do corpo que a pessoa costuma tocar mais, e não nas unhas em si. Os efeitos notados nas unhas são o enfraquecimento da estrutura, tornando-a mais quebradiça e amarelada.
Até o prazo, os fabricantes se responsabilizam pelas reações adversas que uma pessoa venha a sofrer, mas isso acaba junto com a data de validade. Ainda que determinado produto esteja com a aparência normal, sua segurança não é mais garantida. Portanto, a recomendação dos especialistas é que se descarte um produto vencido ou que demonstre sinais de estrago. Vale lembrar que a validade estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 3 anos.
Como descartar o esmalte corretamente?
Os esmaltes possuem componentes agressivos para o meio ambiente, então, o site Beleza Verde aconselha que você derrame o esmalte sobre uma folha de papel e espere secar. Quando o líquido tiver secado significa que a química evaporou, e o papel pode ser descartado normalmente. Se o esmalte estiver duro, usar removedor de esmaltes permite que ele seja dissolvido. Em seguida, o vidro limpo e a tampa de plástico podem ser levados à reciclagem.