Muitas pessoas pintam as unhas com esmaltes comuns para esconder a micose, mas essa prática pode ser prejudicial
Durante o tratamento de micose, é importante evitar esmaltes comuns. Eles impedem que o medicamento antifúngico penetre na unha. A ordem correta é aplicar primeiro o esmalte medicinal e, depois, se desejar, finalizar com o esmalte tradicional.
Inclusive, muitas pessoas acreditam que pintar as unhas de escuro, ajuda no tratamento da micose! Mas na realidade, não é aconselhado utilizar esmalte comum de qualquer cor enquanto você estiver com micose, isso pode atrapalhar a recuperação das unhas.
Uso constante de esmaltes escuros pode ser perigoso
Inclusive, o uso constante de esmaltes escuros pode ser ruim, pois impede que você enxerge a presença de micose nas unhas. “Se a pessoa usa rotineiramente o esmalte escuro, ela não percebe o que está acontecendo nas unhas. Tira um e põe outro, tira um e põe outro… quando se vê, existe uma micose que ninguém percebeu. Então é importante sempre observar o que está acontecendo na unha e o esmalte escuro, se usado continuamente, atrapalha a visualização.”, explica dr. Aldo Toschi, dermatologista do Hospital São Camilo ao UOL.
Como surge a micose?
“Caso a unha vá se descolando, existe um espaço entre o leito ungueal e a unha em si. A umidade entra nesse espaço junto com os fungos, que são ‘oportunistas’, porque eles preferem lugares com calor e umidade. Sendo assim, esse é um bom lugar para que eles cresçam. Principalmente se a pessoa ficar com o pé fechado dentro do tênis. Aquele pé suado e úmido favorece o desenvolvimento do fungo. Nesse caso, quando o fungo aparece na unha, ele se chama onicomicose”, diz o dr. Reinaldo Tovo Filho, dermatologista e coordenador do Núcleo de Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Como evitar o surgimento de micose?
"No mais, alguns cuidados, tais como evitar o uso de sapatos apertados, preferir meias de algodão, lavar e secar bem os pés, inclusive, entre os dedos, usar chinelos em piscinas ou banheiros públicos, usar materiais de manicure ou pedicuro próprios, além de nunca os compartilhar, e manter as unhas sempre curtas, limpas e secas são dicas valiosas para a saúde das unhas e prevenção de micose", explica a Dra. Daphine Giglio, dermatologista da Clínica Carvalho Concept ao site terra.