Se você tem medo de usar um perfume antigo, saiba o que as marcas falam sobre!
Esther Ramos | 10 de Novembro de 2023 às 06:00
O mundo da perfumaria tem uns mistérios que não são muito fáceis de resolver. São tantas informações divergentes sobre um mesmo assunto que fica difícil para o consumidor saber o que exatamente é verdade e o que é mito. Perguntas como: "perfumes têm validade?", "posso guardar os frascos em qualquer lugar?" ou até mesmo "devo guardar os perfumes na geladeira?", são comuns devido a uma certa confusão em relação às informações.
Existem formas melhores e que vão ajudar na durabilidade da sua fragrância sim. Marcas com anos de experiência no mercado da perfumaria falam e aconselham sobre como fazer o seu perfume durar mais com o armazenamento correto. Confira, então, o que dizem as marcas e veja como guardar o seu perfume corretamente.
Bom, existe aquela ideia de que perfume tem validade como remédio, mas será que é assim mesmo? E já ouviram falar que guardar na geladeira é a salvação? Será que é mito ou realidade? Se você tá curioso, vem com a gente nessa jornada pelo universo dos perfumes e descubra como cuidar deles da melhor forma possível.
Pesquisamos sobre o assunto em sites de marcas nacionais como a Granado e internacionais como a renomada Lancôme. Veja o que elas falam sobre armazenamento de perfumes e validade.
No Brasil, todos os produtos de beleza, assim como de outros segmentos (como alimentação e medicamentos), são obrigados pela ANVISA a ter um selo indicando a sua validade. O prazo de validade é definido pela empresa de acordo com o resultado do teste de estabilidade feito no produto.
Em marcas de perfume como a Phebo, por exemplo, os perfumes são levados à laboratórios para serem submetidos a testes de estresse. A partir do comportamento do produto durante esse período de análise é possível determinar a validade.
E os perfumes internacionais? Todo produto tem validade. A forma como essa validade é contabilizada é que varia em cada país. Na França, por exemplo, o selo informando a validade só é obrigatória se a validade for menor que 3 anos. A Lancôme explica que o que varia a validade são os ingredientes usados na formulação da fragrância, o importante mesmo é armazená-lo corretamente.
Se por acaso você não armazenou da forma como deveria e quer identificar se seu perfume ainda está bom para uso, não se preocupe, não é difícil identificar um perfume “estragado”. Os perfumes estragam quando oxidam e o seu cheiro difere da fragrância original. A cor do perfume também é uma vítima e serve de indicação do processo de oxidação. A Phebo recomenda que ao perceber essas mudanças, o uso do perfume não seja feito.
Por fim, as dicas que vão fazer com que o seu perfume dure mais e demore a sofrer oxidação:
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!