Passar gelo no rosto todo dia faz mal para a pele?

Entenda se passar gelo no rosto todo dia pode realmente ajudar ou prejudicar a sua pele.

Thyago Soares | 12 de Dezembro de 2024 às 11:35

O gelo é capaz de beneficiar a pele desde que seja usado de maneira adequada. - (Reprodução / Divulgação)

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de celebridades que passam gelo no rosto. Esse hábito vem ganhando popularidade através dos anos e gera muitas dúvidas, afinal, será que as baixas temperaturas podem mesmo beneficiar a pele da face quando o tratamento é utilizado todo dia?

A apresentadora Xuxa Meneghel, Jade Picon e até mesmo Bruna Marquezine estão entre as famosas que já revelaram ser adeptas do uso do gelo para deixar a pele do seu rosto mais jovial. Essa prática é conhecida como ‘skin-icing’ e vem crescendo de forma exponencial no TikTok.

O skin-icing consiste em resfriar a pele com a aplicação de compressas de água gelada ou com a aplicação de pedras de gelo sobre a cútis. Embora possa soar peculiar, o ‘skin-icing’ pode apresentar uma série de benefícios para a pele.

“O gelo tem uma função vasoconstritora, ou seja, diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos e, assim, diminui também o edema e a inflamação que acontece após uma extração de pele. Também pode ajudar no extravasamento de líquido que acontece em casos de olheiras“, explica a esteticista Flávia Medeiros em entrevista ao portal Beleza na Web.

Portanto, passar gelo no rosto diariamente pode sim apresentar uma série de benefícios para a pele, especialmente uniformizando a superfície do órgão, controlando o excesso de umidade e auxiliando a combater a acne.

É importante ressaltar que também é preciso tomar alguns cuidados antes de sair aplicando o gelo na cútis a fim de garantir o bem-estar da pele. Pessoas que tenham condições de pele como a rosácea devem redobrar a atenção, assim como aqueles que têm pele sensível.

A aplicação do gelo sob uma pele sensível, com rosácea ou excesso de acne pode acabar agravando o quadro, deixando a cútis ainda mais irritada, avermelhada e aumentando a sensação de incômodo. A aplicação direta do gelo na pele também pode ocasionar queimaduras.

Portanto, caso você deseje aderir a esse método de cuidados com a pele, aplicar o gelo indiretamente pode ser a melhor opção para a saúde da sua pele. Utilize um pote com água gelada e pedras de gelo e mergulhe o rosto nele ao invés de aplicar pedras de gelo direto sob a pele.

pele beleza skincare gelo skin-icing cuidados com a pele acne

Leia também

Minoxidil pode causar "Síndrome do Lobisomem"? Veja o que dizem especialistas

Ferrugem perde 35 Kg e compartilha rotina e estado de sua saúde

6 unhas decoradas que servem para o Natal e Ano-Novo sem perder o estilo

O que é a fadiga menstrual e o que fazer para aliviar os sintomas

Paralisia de Bell: qual as causas e sintomas da doença que afeta Gabi Melim?

Spotify Wrapped 2024: saiba como fazer a sua retrospectiva no aplicativo