A hastag relacionando o óleo essencial ao crescimento capilar soma mais de 100 milhões de visualizações no TikTok.
A calvície é um problema que está em alta! Desde o implante capilar à fórmulas miraculosas, está valendo tudo para fugir da famosa careca. Diversos são os fatores que ocasiam a queda dos cabelos, como estresse, falta de vitaminas e até mesmo a Covid-19! Porém, uma trend do TikTok promete solucionar o problema.
Leia também: Queda de cabelo genética: como amenizar o problema.
Na rede social de vídeos curtos, o óleo de alecrim, localizado pela hastag #rosemaryoilforhairgrowth, traduzido como "óleo de alecrim para crescimento capilar", soma mais de 100 milhões de visualizações! Porém, vale o questionamento: óleos essencias auxiliam no crescimento do cabelo?
Tamara Ricca, biomédica tricologista e educadora técnica da Kerune, contou em entrevista à Glamour que o cabelo possui fases específicas, o que influencia diretamente no crescimento e na queda dos fios.
"O cabelo possui fases: anágena de crescimento, catágena de repouso e telógena de queda. Portanto, é normal perdermos fios de cabelo diariamente", explicou a especialista.
De acordo com o portal, o crescimento normal de um cabelo costuma ser de 1 a 1,5 centímetros por mês, no entanto, outras razões como alimentação, genética e saúde estão relacionadas ao desenvolvimento dos fios.
Óleo essencial ajuda a crescer o cabelo?
Em entrevista à revista Vogue, Alberto Cordeiro, tricologista, afirmou que o alecrim possui propriedade adstringente, anti-inflamatória e vasodilatadora, por conta disso, seu óleo essencial ajuda na limpeza do couro cabeludo e também na desobstrução dos folículos capilares.
Tamara explica que a ação de aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos está diretamente relacionada à capacidade nutritiva dos folículos capilares.
"Dito isso, o óleo de alecrim tem ação vasodilatadora, o que aumenta a capacidade de nutrição do folículo. Quando absorvido pela primeira camada da pele, o óleo é liberado para a derme gradualmente, permeando os vasos sanguíneos. A consistência dos óleos essenciais é diferente da loção capilar, porque o blend pode precisar estar diluído em óleo vegetal, o que oferece uma textura oleosa e mais densa. Portanto, é necessário lavar o couro cabeludo após o tempo de pausa determinado pelo profissional."
Quer conhecer mais óleos que auxiliam no crescimento dos cabelos? Saiba mais sobre o óleo de rícino, um ingrediente capaz de mudar sua beleza.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!