Óleo no cabelo: como aplicar do jeito certo e remover sem pesar os fios

Saiba a forma correta de aplicar óleo no cabelo, bem como de quais formas esse tipo de produto pode beneficiar os seus fios.

Thyago Soares | 15 de Agosto de 2025 às 08:00

O óleo de cabelo pode proporcionar uma série de benefícios para os seus cabelos. - Reprodução / Freepik

Os óleos para cabelo ganharam grande popularidade por poderem proporcionar hidratação de forma eficaz para os cabelos. Nas redes sociais, muita gente repercute que esses produtos podem proporcionar mais brilho e até mesmo fortalecer os fios. Contudo, para fazer bom proveito desse tipo de produto, é necessário saber aplicá-lo corretamente para evitar deixar o cabelo com aspecto pesado e sujo.

Benefícios do óleo capilar

De acordo com publicação do Terra, usar óleo no cabelo pode proporcionar benefícios que transcendem a estética e que podem nutrir os fios, reduzir o frizz e até mesmo prevenir a quebra das madeixas.

Já segundo publicação de L’Óreal, o uso de óleo capilar pode até mesmo servir para proporcionar proteção térmica ao cabelo. O site afirma que o óleo forma uma camada protetora sobre o fio, fornecendo uma barreira de proteção contra o calor excessivo, beneficiando quem usa secador e chapinha com frequência.

RELACIONADAS

17 ideias de maquiagem com batom vermelho para arrasar no look

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Como se comunicar na era digital da maneira certa

Como aplicar óleo de cabelo corretamente?

Como aplicar sem pesar

O segredo para uma aplicação eficiente é a moderação! O ideal é começar com pequenas quantidades, aplicando nas pontas ou nas áreas mais ressecadas, evitando a raiz, que tende a produzir oleosidade naturalmente.

Técnicas de aplicação por tipo de fio

Cada tipo de cabelo exige cuidados específicos e por isso, fios finos e ralos devem receber o óleo de forma pontual e em menor quantidade, enquanto cabelos crespos ou extremamente secos podem se beneficiar de uma camada mais generosa, inclusive no comprimento médio. Além disso, deixar o óleo agir por alguns minutos antes de enxaguar ou até realizar uma máscara noturna potencializa os efeitos de hidratação.

Como remover corretamente

Para remover o óleo sem prejudicar os fios, o recomendado é lavar com shampoo suave, eventualmente em duas etapas, e enxaguar abundantemente com água morna. Evitar água muito quente previne o ressecamento do cabelo e mantém a cutícula intacta, garantindo brilho e maciez. Para um resultado ainda mais leve, finalizar com condicionador apenas nas pontas ajuda a equilibrar a hidratação.

Compartilhe:
cabelo óleo de cabelo aplicar óleo de cabelo

AS MAIS LIDAS

Esmalte em caneta? Conheça essa novidade e veja se vale a pena

6 dicas de lavagem para cabelo crespo que vão te deixar linda

Casamento em 2025? Veja as cores que estarão em alta nos próximos meses

Beleza sem barreiras: conheça 4 marcas que investem em acessibilidade para pessoas com deficiência