Entenda os tipos, o que causa olheiras e confira dicas simples para prevenir essas marcas.
Sabemos que as olheiras são um problema comum que afeta muitas pessoas. Mas, você sabe o que causa as olheiras? Para combater efetivamente essas marcas incômodas, é necessário entender as causas por trás desse mal que pode te deixar com aparência cansada. Além disso, existem algumas dicas cruciais para você prevenir o aparecimento das olheiras e garantir um visual sempre saudável, disposto e radiante.
O que causa olheiras?
Normalmente as olheiras são causadas pela dilatação dos vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos, além de hiperpigmentação e concentração de melanina na região. Entretanto, as olheiras podem ter diversas causas, dentre elas:
- genética;
- falta de sono;
- envelhecimento natural;
- hábitos alimentares e hidratação;
- exposição ao sol;
- alergias e congestão nasal.
Conheça os tipos de olheira e entenda suas causas
Possuindo diferentes formas, intensidades e características, as olheiras podem mudar bastante de acordo com cada pessoa. Algumas das formas mais comuns e suas características são:
Olheiras pigmentadas
Também conhecidas como olheiras marrons, essas são causadas pelo aumento da produção de melanina na pele. Geralmente têm uma tonalidade mais escura e são mais comuns em pessoas com pele mais escura. Exposição ao sol e envelhecimento podem agravar esse tipo de olheira.
Olheiras vasculares
Essas olheiras são causadas pelo acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos ao redor dos olhos. Podem ser de cor azul ou roxa e geralmente estão associadas a problemas de circulação, como congestão nasal crônica ou alergias.
Olheiras profundas
Também conhecidas como olheiras estruturais, ocorrem devido à anatomia da região ao redor dos olhos. São caracterizadas por uma sombra ou sulco mais profundo sob os olhos, o que pode criar uma aparência de cansaço.
Olheiras superficiais
Ao contrário das olheiras profundas, essas são causadas pelo afinamento da pele sob os olhos. Isso pode ocorrer devido ao envelhecimento natural da pele e à diminuição da produção de colágeno.
Olheiras mistas
Muitas vezes, as olheiras podem ser uma combinação de mais de um tipo. Por exemplo, alguém pode ter olheiras pigmentadas que também apresentam um componente vascular.
Leia também: 5 dicas caseiras para combater olheiras que você precisa experimentar
3 dicas de como prevenir o aparecimento de olheiras
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre os tipos de olheiras, as suas características e causas, confira dicas simples para evitar o seu aparecimento.
1. Hidratação é fundamental
Mantenha-se bem hidratada ao longo do dia, isso ajuda a manter a sua pele bem hidratada e auxilia a diminuir o infame e incômodo inchaço abaixo dos olhos.
2. Sono de boa qualidade é essencial
A qualidade do sono é muito importante para o nosso corpo e pode influenciar diretamente na diminuição das suas olheiras. O ideal é dormir de 7 a 9 horas por dia para garantir que sua pele esteja recuperada e assim evitar o surgimento das marcas escuras.
3. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas
Essa dica é especialmente para quem sofre com olheiras vasculares: é essencial evitar o consumo de qualquer substância que atrapalhe a circulação do sangue. O álcool e a nicotina causam a diminuição dos vasos sanguíneos e deixam as olheiras mais aparentes.
Veja mais formas de combater as olheiras:
Gostou desse conteúdo? Veja também: Como disfarçar olheiras com blush? Aprenda a técnica utilizada por influencers de beleza