Entenda o que é o morning shed, tendência viral do TikTok e entenda o que os dermatologistas tem para falar sobre isso.
Thyago Soares | 8 de Agosto de 2025 às 18:00
Se é um usuário ativo do TikTok, provavelmente já se deparou com vídeos de pessoas mencionando o tal do “morning shed”, não é mesmo? Essa tendência chegou com força nas redes e ganhou notoriedade por prometer transformar a rotina matinal com uma abordagem drástica de skincare. Quer entender como funciona e se realmente é realmente benéfico para a pele? Vamos te contar.
O nome "Morning Shed" se refere ao ritual de aplicar no rosto uma série de produtos e de fazer uso de alguns acessórios antes de dormir. Alguns dos produtos mais utilizados são máscaras faciais, fitas antirrugas, bandagens para o queixo, toucas de seda e até rolos de cabelo.
A principal característica e o que denomina essa trend é que na manhã seguinte, é necessário ‘descamar’ e tirar tudo da pele, e é por isso que esse método viralizou. Segundo publicação da Marie Claire, para algumas pessoas, esse ritual noturno se transformou em um ritual de autocuidado e um momento de pausa para cuidar da autoestima.
Essa tendência ganhou força por mostrar um "antes e depois" dramático e por prometer resultados incríveis. Há o contraste entre passar produtos e usar os acessórios, para retirar tudo na manhã seguinte.
Apesar do apelo visual, especialistas alertam que muitos elementos do Morning Shed podem ser prejudiciais à barreira da pele. Usar camadas excessivas de produtos e depois removê-los intensamente pode causar irritação, fragilizar a pele e até agravar condições como eczema e rosácea.
“Nessa tendência são utilizados produtos em grandes quantidades e de forma exagerada, em especial máscaras faciais e pomadas reparadoras cujos principais componentes têm características lipofílicas [gordurosas]. A princípio, não são produtos potencialmente irritativos. A questão é que o exagero e a característica oclusiva dessas substâncias gordurosas”, alerta a dermatologista Flávia Brasileiro em entrevista à Marie Claire.
A médica ainda reforça que é necessário pensar no uso de produtos que realmente penetram na pele, ao invés de prezar pelo uso de produtos em grandes quantidades. Segundo Brasileiro, isso pode prevenir peles sensíveis de irritações e até mesmo de acne.
O Morning Shed pode parecer esteticamente atraente e até reconfortante como ritual noturno, mas modismos não substituem cuidados baseados em conhecimento médico. Cada pele é única, e o que funciona para um influenciador pode não funcionar (e ser até arriscado) para você.
Compartilhe este conteúdo com quem está de olho nas trends e gosta de cuidar da pele com segurança!
4 frascos de perfume que inovaram no design e são perfeitos para ter na coleção
Cromado, sorvete ou francesinha invertida? Descubra qual tipo de unha está dominando o TikTok
Como hidratar os lábios profundamente e evitar que rachem com o frio
Cortes de cabelo que exigem menos lavagem: 6 ideais para o frio