Saiba mais sobre a iportância da moda sustentável e quais marcas estão se esforçando para fazer a diferença no mundo fashion!
Thyago Soares | 10 de Novembro de 2023 às 21:30
Desde 2020 vem sendo bastante discutidos os impactos da indústria da moda no meio ambiente e se você gosta do mundo fashion, provavelmente já ouviu falar algo sobre isso. Mas e aí, você entende o porquê da importância de um consumo e uma fabricação de peças mais consciente e quais impactos que isso tem no nosso planeta? A gente te explica.
Leia também: 5 dicas de como deixar a sua rotina de beleza sustentável
De acordo com a Agência Brasil, a indústria da moda e têxtil é a segunda maior poluente da natureza pois a decomposição de certos tipos de tecidos pode levar centenas de anos, por isso, algumas das maiores grifes fashion começaram a buscar alternativas mais sustentáveis para implementar na sua produção e tentar tornar a moda uma aliada do meio ambiente.
A indústria da moda e de tecidos tem um impacto grande no meio ambiente, contribuindo para a poluição e degradação da natureza em diversos níveis devido ao uso excessivo de água e energia, bem como o descarte de resíduos têxteis sintéticos, que não são biodegradáveis e acabam poluindo a natureza.
As empresas que produzem peças consideradas "fast fashion" são algumas das maiores responsáveis por poluir o meio ambiente atualmente! Devido a utilização de materiais sintéticos não biodegradáveis na fabricação de peças, isso acaba barateando o custo final das roupas, que são mais consumidas e mais descartadas pelos consumidores, afetando diretamente o planeta. Entenda mais sobre o fast fashion lendo esse artigo do Jornal da USP.
Confira mais sobre os impactos da indústria da moda no meio ambiente assistindo o v[ideo produzido pelo canal do YouTube "Vertown":
Algumas grifes da moda internacional perceberam o quanto a sua produção impacta no meio ambiente e começaram a tomar medidas para mitigar os danos ao planeta!
A marca reforça o seu comprometimento com o meio ambiente através da sua produção, é claro. McQueen parou de usar qualquer produção em pele animal. Além disso, consciente do impacto que a indústria têxtil tem no mundo, a grife doou todos os restos de tecidos de suas fábricas para universidades e estudantes de moda, para que houvesse reaproveitamento.
Uma das marcas mais tradicionais do mundo, a Gucci definitivamente surpreendeu o mundo da moda ao tomar iniciativas eco-friendly e reduzir a emissão de carbono no processo de confecção dos seus produtos. A grife também apoia diversos projetos de conservação florestal e em 2020, finalmente, a Gucci lançou uma linha inteira de peças produzidas a partir de materiais reciclados e biodegradáveis.
A grife da filha do músico Paul McCartney é uma das pioneiras da moda sustentável internacional! Famosa por sua abordagem livre de couro e peles, a marca aderiu à um modelo de produção mais limpo e cruelty free desde 2001, optando por materiais alternativos. Após isso, a grife se comprometeu a reduzir a emissão de carbono e se tornar ainda mais sustentável!
Saiba mais sobre como funciona uma produção de moda sustentável assistindo o vídeo produzido pelo canal do YouTube da Faculdade Cásper Líbero:
Gostou desse conteúdo? Confira também: 5 marcas de batom vegano que você deve testar
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.