Os óleos vegetais são conhecidos por inúmeras propriedades que englobam da gastronomia até benefícios para a saúde, e isso inclui benefícios para os cabelos. Eles são ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos fundamentais para ter cabelos saudáveis.
Esses óleos beneficiam os fios capilares com hidratação profunda, nutrição, fortalecimento, e proteção contra danos. Se você ainda não sabe qual óleo vegetal é o melhor para tratar o seu tipo de cabelo, confira a seguir as nossas dicas.
8 melhores óleos vegetais para cabelos
1. Óleo de abacate
O óleo de abacate é uma excelente fonte de vitaminas A, D e E, ácidos graxos e antioxidantes, que ajudam a fortalecer os fios, estimulando o crescimento capilar e melhorando a elasticidade.
Ele também possui propriedades emolientes, que ajudam a hidratar e suavizar os cabelos secos e danificados. Assim, ele forma uma camada protetora ao redor dos fios, evitando a quebra e o ressecamento. Veja aqui outras 9 dicas para tratar cabelos ressecados.
2. Óleo de coco
O óleo de coco é um dos óleos vegetais mais populares para o cuidado capilar. Rico em ácidos graxos e vitamina E, ele penetra profundamente nos fios, hidratando-os e fortalecendo sua estrutura. Além disso, ele possui propriedades antifúngicas, sendo eficaz no combate à caspa e infecções no couro cabeludo.
Leia também: Cauterização capilar: saiba tudo sobre procedimento para os cabelos
3. Óleo de jojoba
O óleo de jojoba é um ótimo aliado para manter os cabelos saudáveis e nutridos. Ele é semelhante ao sebo produzido pelo couro cabeludo, o que o torna facilmente absorvido pelos fios, sem deixar um aspecto oleoso. As propriedades da jojoba equilibram a produção de óleo natural, ajudando a controlar a oleosidade excessiva.
4. Óleo de argan
Originário do Marrocos, o óleo de argan é rico em vitamina E, ômega-3 e ômega-9, nutrientes que promovem a hidratação intensa, reduzem o frizz e dão brilho aos fios. Ele também protege os cabelos dos danos causados pelo calor, como o uso frequente de secadores e chapinhas. Seus antioxidantes combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce dos fios.
Leia também: 6 tendências de cortes para cabelo cacheado que vão deixar você deslumbrante
5. Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é capaz de nutrir os cabelos, tornando-os mais macios e sedosos ao toque. Além disso, esse óleo também ajuda a controlar o frizz e a reduzir o volume dos fios, proporcionando um aspecto mais alinhado.
6. Óleo de rícino
O óleo de rícino é um poderoso aliado para o crescimento capilar. Rico em ácido ricinoleico, ele estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento dos fios e ajudando a prevenir a queda. Veja outras técnicas que ajudam o crescimento capilar.
7. Óleo de semente de uva
O óleo de semente de uva é leve e de rápida absorção, sendo ideal para cabelos finos e sem volume. Ele possui propriedades adstringentes e antioxidantes, que ajudam a controlar a oleosidade e a proteger os fios contra os danos causados pelos radicais livres.
8. Óleo de ojon
O óleo de ojon é extraído de uma palmeira nativa das Américas Central e Sul, conhecido como "milagre caribenho". Ele é rico em aminoácidos, antioxidantes naturais e lipídeos, que ajudam na recuperação dos fios, brilho e fortalecimento. Além disso, ele ajuda a proteger contra danos causados pela poluição e reduz o frizz.
Saiba como fazer umectação nos fios com óleos vegetais com o vídeo a seguir:
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Descubra como manter o brilho do cabelo com uma técnica simples e rápida"