Entenda se a máscara facial é capaz de substituir o hidratante e cuide da sua pele de forma certa.
Com a popularização das máscaras faciais, muitas pessoas se perguntam se elas podem substituir o hidratante na rotina de cuidados com a pele. Essas máscaras, que prometem diversos benefícios, como hidratação intensa e rejuvenescimento, têm sido amplamente promovidas como uma solução prática e eficiente para melhorar a aparência da pele.
No entanto, especialistas alertam que, embora as máscaras faciais possam oferecer benefícios adicionais, elas não devem substituir completamente o uso de um bom hidratante.
Diferenças entre máscara facial e hidratante facial
Muitos pensam que ao usar um produto, o outro se torna desnecessário. Mas afinal, quem usa hidratante não precisa aplicar máscara no rosto?
Devido às suas fórmulas mais concentradas e ao tempo prolongado de contato com a pele, as máscaras faciais oferecem uma ação mais intensa e duradoura em comparação com os hidratantes convencionais.
“Precisa sim. O hidratante diário não é tão denso, potente e forte como a máscara. A máscara tem um resultado bem mais potente, a curto prazo”, explica dermatologista e expert, Flávia Lira Diniz ao site beleza na web.
Quando usar cada produto?
Os cremes são indicados para aplicação diária, tanto pela manhã quanto à noite. Em contraste, a máscara facial deve ser usada de uma a duas vezes por semana, e para peles mais maduras, acima dos 50 anos, pode ser aplicada até três vezes por semana.
Como usar máscara facial de forma certa?
Especialistas destacam que essas máscaras são eficazes para proporcionar uma hidratação rápida e temporária, além de tratar problemas específicos da pele de forma mais intensa e localizada. É importante ter um cuidado geral com a pele, não somente usando um produtode forma aleatória.
“A máscara é um plus. Se a sua pele não costuma receber cuidados diários, como hidratação e proteção, talvez você não veja o real efeito dela. Ela potencializa todos os cuidados que você já tem”, explica Flávia.
Consulta com dermatologista é indispensável
Antes de definir qual produto usar e em qual momento do dia, é importante consultar um dermatologista de sua confiança. Somente um profissional pode explicar o tipo de pele que você possui, a ordem e quais produtos devem ser aplicados no seu rosto. Com todos esses detalhes, você pode garantir uma pele hidratada e bonita, de acordo com os seus objetivos.
Leia também: Rotina de skincare diurna X skincare noturna: saiba o que usar em cada momento