Descubra o que é a manteiga de karité e todos os benefícios que esse ingrediente tão tradicional é capaz de trazer para os seus cabelos.
Apesar de não ser uma novidade, a manteiga de karité é um dos ingredientes queridinhos do momento. Diversas marcas de cosméticos estão apostando em produtos com o vegetal na composição.
Mas você sabe para que esse ingrediente serve? Continue lendo para conhecer mais sobre a manteiga de karité e os benefícios que ela proporciona aos cabelos.
O que é manteiga de karité?
Há muitos séculos, a manteiga é extraída das castanhas da karité, uma árvore que nasce nas savanas africanas. A consistência densa e os benefícios do produto vêm da mistura de ácidos graxos e substâncias com propriedades antioxidantes.
Essa manteiga pode ser usada para hidratar a pele, as unhas e os lábios, tanto pura quanto como princípio ativo de cremes. Para os cabelos, não é diferente. Algumas pessoas usam a manteiga pura para fazer umectação ou como ingrediente de receitas caseiras.
Mas, como o produto puro não é muito acessível, o mais comum é o utilizá-lo com outros ingredientes em cosméticos, como condicionadores, finalizadores e máscaras.
Independentemente da forma que você prefira usar, a manteiga de karité traz benefícios para todos os tipos de cabelo, inclusive os que foram danificados por procedimentos químicos. Portanto, confira:
1. Promove emoliência
Se você adora a sensação de “cabelo desmaiado” no chuveiro, esse é o ingrediente perfeito, pois a manteiga de karité é bastante emoliente e ajuda a desembaraçar o cabelo com facilidade.
2. Controla o frizz e recupera o brilho
Por ser rica em óleos vegetais, a manteiga de karité forma uma espécie de “filme” nos fios, que sela as cutículas do cabelo, e promove brilho intenso ao refletir a luz. Além disso, por deixar o cabelo mais encorpado, ela também ajuda a controlar o frizz.
3. Deixa os fios mais macios
A manteiga de karité também é uma ótima opção para cabelos danificados, secos e porosos, pois promove uma reparação intensa ao repor os nutrientes que os fios perderam. Como resultado, o cabelo fica mais macio e sedoso.
4. Protege do ressecamento
O “filme” que os óleos da manteiga deixam no cabelo também tem outro benefício: impedir que a água e os nutrientes saiam do fio. Assim, ela ajuda a manter a hidratação por mais tempo e é ideal para os cabelos que ficam com aspecto de ressecamento muito rápido.
5. Ajuda a proteger do Sol e da poluição
A manteiga de karité não substitui o protetor térmico ou solar, mas, por conter ácido cinâmico e substâncias antioxidantes, é capaz de potencializar a proteção dos cabelos.
Dessa maneira, é possível prevenir os danos que cusam nos fios os raios ultravioletas do Sol e a poluição das grandes cidades.
6. Prolonga a finalização
Toda pessoa, com cabelos cacheados ou crespos, que já tentou fazer a finalização de costume logo após um processo de tintura ou descoloração sabe o quanto é difícil manter os cachos definidos quando o cabelo está danificado.
Felizmente, a manteiga de karité também pode ser de grande ajuda nesses momentos, uma vez que promove uma selagem natural, e fios bem selados e com pouca porosidade são capazes de manter a finalização por mais tempo.