Nos dias de hoje, as redes sociais se tornaram verdadeiros palcos onde os influenciadores podem compartilhar seu talento e criatividade. Emerson Damascena, por exemplo, vem chamando a atenção dos usuários no TikTok com suas maquiagens inovadoras. Com o uso da ilusão de ótica, ele cria efeitos surpreendentes.
"Esse tipo de maquiagem não necessariamente serve para realçar a beleza como estamos acostumados. Na verdade, o objetivo delas é provocar efeitos diferentes no espectador, com efeitos de luz e sombras usando rosto e colo como uma tela em branco", contou Emerson ao Gshow.
A ilusão de ótica é baseada no princípio de que nosso cérebro interpreta as imagens de acordo com a perspectiva que é apresentada a ele. O influenciador aproveita desse conhecimento para criar maquiagens que desafiam a percepção visual das pessoas e fugir do costume.
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"Adoro a ideia de fugir do que as pessoas estão acostumadas a consumir na internet em relação à maquiagem e, facilmente, consigo isso com a ilusão de ótica. Ser criativo e diferente dos outros criadores é uma das principais coisas que precisamos desenvolver quando decidimos trabalhar com o digital", continuou o maquiador.
O influenciador combina cores, texturas e técnicas de forma única, resultando em visuais impressionantes. Emerson ainda elabora sobre o uso de computação gráfica como complemento à este tipo de expressão.
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"É um conteúdo complexo e bem elaborado. Quando penso nisso, percebo que essa é a razão pela qual esse tipo de make não seria capaz de dispensar métodos de computação gráfica, por exemplo. Ok, ambos demoram, mas criar no computador acaba sendo mais rápido que fazer à mão. Não acho que uma coisa poderia substituir a outra, mas trazer esse método para o mercado pode ser uma boa opção", disse.
Como esse tipo de trabalho demanda tempo e técnica, Emerson afirma que os profissionais nessa área ainda são poucos.
"Ainda são poucas as pessoas que trabalham com isso e, mesmo assim, percebo que acabam focando mais em datas como o Halloween. Para ser um criador viral hoje em dia, é importante ter uma quantidade considerável de conteúdos de qualidade postados diariamente. Como se trata de uma produção demorada, acaba sendo mais difícil aliar isso à constância, mas alguns têm se destacado no segmento, como Leone Dantas, Mimi Choi, Lara Kind Madness, Wioleta Frankiewicz, Ann-Sofie e Sanna Partanen", contou o maquiador.
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