Entenda o caso da influencer que refez harmonização facial após buscar conselho do ChatGPT e surpreendeu a web.
Você já imaginou fazer procedimentos no rosto a partir do conselho do ChatGPT? Essa história inusitada aconteceu com a influenciadora Débora Dunhill, de 38 anos, que resolveu fazer uma harmonização facial após ter uma conversa com a inteligência artificial. O caso, é claro, chamou atenção ao causar reflexão acerca da influência do mundo digital e da IA nas transformações físicas reais.
Entenda o caso
Débora Dunhill, que atualmente mora em Portugal, já tinha realizado procedimentos estéticos anteriormente, mas desejava ajustes que realçassem o rosto sem descaracterizá-lo. Foi então que, em uma de suas buscas por informações estéticas, a influenciadora decidiu testar a inteligência artificial.
Dunhill enviou uma foto sua ao ChatGPT e pediu sugestões sobre como poderia “melhorar” o equilíbrio facial. Segundo relatos, a ferramenta concedeu orientações sutis, expressamente falando da região do nariz, da mandíbula, bochechas e “bigode chinês”, sem propor mudanças extremas.
Com essas ideias em mãos, Débora procurou o médico estético António Reis Rivotti, em Lisboa, para efetivar as modificações. O novo procedimento incluiu pequenas intervenções em pontos específicos, e ela optou por retirar preenchimentos anteriores nos lábios para repensar o contorno de forma mais natural.
A influenciadora admite que a decisão não conseguiu ser atribuída inteiramente à IA, mas reconhece que o ChatGPT teve papel decisivo em “estruturar” seu plano estético:
“É claro que eu já queria fazer as mudanças, não posso dizer que foi o ChatGPT que me convenceu, mas confesso que funcionou melhor do que conversar com uma pessoa de carne e osso”, disse Dunhill ao Uol.
Além disso, ela aproveitou o momento de mudança para renovar a cor do cabelo, simbolizando uma nova fase. Veja o novo visual da influencer abaixo:
O caso de Débora acende uma discussão sobre os limites entre as interações com a IA e até onde é saudável consultar esses recursos tecnológicos para efetivar atitudes que influenciam na saúde e no corpo.