Entenda o que é uma fast fashion.
O termo "Fast Fashion" está cada vez mais presente no mundo da moda, mas nem sempre entendemos completamente seus significados. Por incrível que pareça, a grande maioria utiliza o que esse termo significa e nem sabe disso.
Precisamos compreender tanto o que esse termo significa quanto os impactos negativos que ele causa na sociedade. Adquirindo essa consciência, podemos fazer escolhas informadas e promover uma mudança positiva na indústria da moda.
O que é fast fashion?
Fast Fashion é um termo que chegou para definir um modelo de produção e consumo acelerado na indústria da moda. Dessa forma, grandes marcas produzem coleções rapidamente e a preços acessíveis, incentivando consumidores a comprar constantemente. Esse ciclo que ocorre de forma acelerada tem implicações sérias para o meio ambiente e para os trabalhadores da indústria da moda.
Impactos negativos da Fast Fashion
Segundo a revista Forbes, as roupas fast fashion atualmente são utilizadas menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono do que roupas de marcas slow fashion, que são mais conscientes e suas roupas são utilizadas por pelo menos 50 vezes.
O impacto ambiental dessa forma de consumo é muito negativo e a longo prazo isso pode gerar cada vez mais desastres. A Organização das Nações Unidas (ONU), considera a indústria da moda responsável por entre 2% e 8% das emissões globais de carbono, com grande impacto sobre o clima.
Marca de destaque atualmente
Atualmente, uma das maiores marcas que representam esse modelo de consumo atualmente é a Shein. Com ações massivas de marketing, a empresa incentiva consumo constante e acumula bastante dinheiro a cada ano.
O jornal britânico The Guardiam aponta que a empresa aumentou sua receita de US$ 2 bilhões em 2018 para US$ 15,7 bilhões em 2021. Sendo assim, a shein produz cerca 10.000 novos produtos por dia, gerando bastante resíduo para o meio ambiente.
Condições de trabalho
Por conta do excesso de produção conforma a alta demanda que essas marcas possuem, os trabalhadores que produzem essas peças ficam extremamente sobrecarregados. Muitas vezes, esses trabalhadores se deparam com condições precárias de trabalho, sendo forçados a trabalhar longas horas, em condições perigosas e insalubres, por salários extremamente baixos. Existem algumas discussões para reverter isso através de sindicatos e movimentos sociais e políticos.
Ações mais sustentáveis que podemos fazer
- Prefira consumir marcas que adotam o modelo circular, promovendo a reciclagem e reutilização de roupas, que sejam comprometidas com a produção ética e durabilidade das peças, incentivando um consumo mais consciente;
- Explore lojas de roupas usadas também, brechós ou plataformas online de revenda para dar uma segunda vida às peças, use sua criatividade e compre peças já usadas;
- Dê nova vida a roupas antigas através de projetos "faça você mesmo" ou transformando peças em algo novo.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.