Com óleos naturais e alho na composição, o esmalte surge como uma alternativa mais saudável e sustentável
Luana Viard | 30 de Dezembro de 2024 às 20:00
Elaborado com componentes como resina de breu, cravo-da-índia, alho e óleo de Copaíba, o produto se apresenta como uma opção mais saudável e ecológica em comparação aos esmaltes convencionais.
De acordo com a TCP Partners, o mercado de cosméticos no Brasil está projetado para expandir a uma taxa anual de 5,7% até 2025. Com esses dados em mente e focadas na sustentabilidade, alunas do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (Cetepmrc) desenvolveram um esmalte natural chamado NatNails.
Segundo Emille Santos, integrante da equipe, o produto, que está na fase de testes, busca garantir eficácia e durabilidade para os futuros usuários. “Estamos empenhadas em garantir que cada usuário desfrute de unhas saudáveis e bonitas. Os testes são realizados semanalmente, com ajustes na formulação e observações cuidadosas. O esmalte pode ser aplicado e removido de forma semelhante aos esmaltes tradicionais, o que facilita o uso no dia a dia”, explica.
Focada na saúde das unhas e na redução do impacto ambiental, a estudante enfatiza que o NatNails surgiu como uma alternativa natural para quem lida com unhas frágeis e quebradiças. “Nossa fórmula foi criada para promover a saúde das unhas e o bem-estar das pessoas, sem utilizar substâncias tóxicas”.
O projeto incorpora práticas sustentáveis, incluindo a coleta, higienização e reutilização de frascos de esmalte, além de incentivar a conscientização da comunidade escolar e de profissionais de manicure sobre a importância do descarte correto de resíduos.
Com o apoio da Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (Suprot), a equipe planeja avançar nos testes e trabalhar no desenvolvimento de novos produtos.
“Queremos expandir o projeto com o desenvolvimento de um sérum para cutículas, visando hidratar e restaurar tanto a unha quanto a cutícula. Além disso, buscamos patentear o produto”, vislumbra. Além de Emille, a equipe é formada por Ana Clara Ferreira, Leticia da Cruz, Nabelly Eduarda de Jesus e Samara Santos, com orientação de Atanael de Jesus e Raviéllen Vieira.
7 esmaltes baratinhos que vão deixar suas unhas lindas para o Natal e Ano-Novo
Esqueça o vermelho! Veja outras cores de esmalte para usar no Natal e brilhar
De olho no verão, Impala lança esmaltes que mudam de cor de acordo com a temperatura