Cuidado com os fios nunca é demais! No entanto, será que o uso de ingredientes naturais, de fato, funciona?
Estar com o cabelo deslumbrante é tudo de bom, porém, não apenas dos cosméticos convencionais vivem os mais preocupados com a beleza dos fios! Alecrim, babosa, lavanda, urtiga... tudo vale para ter cabelos que projetem brilho, força e leveza. Mas afinal, o uso de elementos naturais como as ervas, de fato, funcionam para trazer mais vida ao cabelo?
Intervenções capilares naturais são definitivamente uma febre! No TikTok, por exemplo, a pesquisa pelo termo "óleo de alecrim no cabelo" já ultrapassou as 200 milhões de buscas. Entretanto, ainda que as informações sobre a utilização de vegetais no cabelo seja de fácil acesso, é necessário bastante cuidado, como pontuou Lilian Brasileiro, especialista em medicina capilar, em entrevista ao portal da Revista Glamour.
"O óleo essencial de alecrim tem sido estudado e pode ter propriedades que estimulam o crescimento capilar, mas ainda são necessárias mais pesquisas para comprovar tais benefícios."
Leia também: Você sabe o que é hair care? Conheça o termo que está dominando a beleza em 2023!
Ao mesmo site, Priscila Barreto, médica especializada em tricologia, revelou que o ativo do momento é capaz de atuar contra a dermatite seborreica, condição que atinge de 3% a 5% da população dos adultos jovens, de acordo com o Correio Brasilienze.
"Já temos estudos que comprovam uma melhora da circulação de sangue do couro cabeludo e também uma melhora na dermatite seborreica e da caspa, principalmente em pacientes mais jovens ou até mesmo crianças, que nós não podemos usar muitas medicações ou devemos evitar, como grávidas", afirmou Priscila.
É necessário ter ciência que o ingrediente sozinho, muitas vezes, não é capaz de fazer efeito, tendo em vista que não conta com a concentração ideal de ativos para fazer efeito no cabelo. No entanto, para quem quer aproveitar todos os benefícios do óleo de alecrim, Priscila dá uma dica valiosa!
"Pingue 10 gotinhas de óleo essencial de alecrim no shampoo para absorver todos os benefícios do ingrediente."
Para problemas pontuais, como a caspa, a lavanda é uma solução comprovadamente viável, apontou Lilian.
"A lavanda é conhecida por suas propriedades calmantes e vem sido usada em tratamento de caspa."
E, de acordo com a especialista, o mesmo vale para a urtiga. Por ser rica em nutrientes, a erva é benéfica para os fios.
"Pesquisas indicam que a erva pode ajudar a reduzir a perda de cabelo e ainda promover o cresimento."
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!