5 erros que pioram a porosidade do cabelo sem você perceber

Veja algumas das atitudes corriqueiras e simples que podem estar deixando o seu cabelo poroso.

Thyago Soares | 15 de Abril de 2025 às 09:47

Usar chapinha sem proteção térmica pode prejudicar a saúde do cabelo. - macniak / iStock

Você sabia que muitos dos seus hábitos de cuidado com o cabelo podem estar piorando a saúde dos fios? A porosidade capilar, que se refere à capacidade do cabelo de absorver e reter água e nutrientes, é um indicativo importante da saúde das suas madeixas. 

Quando a porosidade dos fios está alta, é um bom indicativo de que algo não vai bem na saúde do seu cabelo. Cutículas abertas demais deixam os fios vulneráveis, ressecados, quebradiços e sem brilho. O problema é que diversos comportamentos do dia a dia podem agravar essa condição sem que você perceba.

5 erros que pioram a porosidade do cabelo

Essas atitudes podem estar contribuindo negativamente para a saúde dos seus cabelos! Aprenda também a saber se os seus cabelos estão porosos.

RELACIONADAS

7 bibliotecas surpreendentes ao redor do mundo

Coceira na região íntima como a de Raquel Brito pode ser causada por problema comum; saiba qual

Atriz Fernanda Rodrigues conta que descobriu traição ao vivo pela TV

1. Lavar o cabelo com água quente

A água muito quente abre excessivamente as cutículas dos fios, facilitando a perda de hidratação e nutrientes. O ideal é optar por temperaturas mornas ou frias para preservar a saúde capilar.

2. Não usar protetor térmico

Ferramentas de calor são vilãs conhecidas dos cabelos porosos. Mas pior do que usá-las é aplicá-las diretamente nos fios sem nenhum tipo de proteção. O protetor térmico cria uma barreira que minimiza os danos causados pelas altas temperaturas.

3. Abusar de produtos químicos

Alisamentos, colorações e descolorações abrem as cutículas capilares de forma intensa. Quando esses procedimentos são feitos com frequência e sem tempo suficiente para recuperação, os danos se acumulam, comprometendo a estrutura do seu cabelo.

4. Pular a reconstrução capilar

Muita gente foca apenas na hidratação, mas cabelos porosos também precisam de reconstrução para recuperar proteínas perdidas. O desequilíbrio no cronograma capilar pode manter os fios frágeis por mais tempo.

5. Desembaraçar de forma inadequada

Pentear o cabelo com pressa ou sem cuidado pode causar microfissuras nos fios e até quebra. Sempre comece pelas pontas, usando pentes de dentes largos e produtos desembaraçantes, especialmente se os fios estiverem úmidos.

Compartilhe:
beleza cuidados cabelo chapinha prancha porosidade

AS MAIS LIDAS

“R$ 2 ou cabelo misterioso?” Transformações de salão em Passo Fundo viralizam na web

5 cores de esmalte clássicas que toda mulher precisa usar pelo menos uma vez

Conheça os melhores perfumes masculinos da Granado e surpreenda

O erro que 90% das mulheres cometem ao passar base (e como corrigir em 1 minuto)