Influenciadora foi fortemente criticada por lançamento de sua nova linha de maquiagem
Thyago Soares | 4 de Novembro de 2024 às 18:09
A influenciadora Mari Saad é um dos nomes mais conhecidos entre as blogueiras de maquiagem. Famosa por compartilhar dicas de maquiagem, tutoriais, produtos de beleza e cuidados com a pele na internet, a jovem construiu uma base sólida de seguidores ao longo dos anos, tornando-se uma referência no universo da beleza.
Eleita na lista Under 30 da Forbes Brasil em 2018, Mari Saad se destacou como um dos principais nomes da indústria de maquiagem no país, em especial graças à sua parceria com a Océane. A influenciadora, conhecida por sua visão criativa e seu conhecimento em tendências de beleza, lançou ao todo 117 produtos em colaboração com a marca desde 2017, consagrando-se como uma verdadeira referência para consumidores e profissionais de beleza.
A linha de Mari Saad com a Océane conquistou o mercado, tornando-se uma das colaborações mais bem-sucedidas e populares no setor de cosméticos brasileiro. Contudo, Mari surpreendeu a todos ao anunciar no início do ano o fim dessa parceria duradoura e de grande sucesso.
Para evitar rumores sobre os possíveis motivos por trás da decisão, a influenciadora explicou que desejava criar algo novo e disruptivo, que fosse além de uma simples marca de maquiagem.
“Não quero fazer só mais uma marca de maquiagem. Tenho o desafio de não só construir em cima só do que eu acredito, mas também desconstruir o que já foi construído nesse mercado e mostrar que existe um novo caminho”, afirmou Mari Saad na época.
Sua nova visão, segundo ela, buscaria a sofisticação do minimalismo e a essência dos pequenos detalhes, promovendo uma reconexão com o essencial. E foi a partir desse conceito, que Mari Saad anunciou pouco depois que lançaria a sua própria marca, batizada de ‘Mascavo’, que contaria com blushes, bronzers iluminadores e contornos.
Após uma longa espera, os produtos da Mascavo foram lançados na última segunda (28). Contudo, o que era um momento muito aguardado para os fãs de maquiagem e seguidores de Saad, virou motivo de dor de cabeça para a influenciadora. Isso porque, apesar de muitos fãs de Saad destacarem a alta qualidade das fórmulas apresentadas, os internautas não ficaram satisfeitos com um detalhe muito importante: o número de tonalidades disponíveis dos produtos.
Segundo queixas da internet, os produtos da linha de Saad não contemplam um número suficientemente grande de tonalidades de pele. Diversas influenciadores digitais pretas que trabalham com maquiagem alegaram que os produtos da ‘Mascavo’ não contemplam as peles mais escuras, perpetuando um comportamento excludente.
Essa situação, é claro, viralizou e fez com que Mari Saad precisasse ir até as suas redes sociais se explicar.
"Eu sei que existe uma grande dor e uma frustração acontecendo. Antes de qualquer coisa, eu sinto muita culpa e vim aqui para assumir todas as minhas responsabilidades", pontuou Mari. "Eu entendo que, quando eu lancei a Mascavo e não inclui, nesse momento, toda a cartela de peles negras retintas, eu falhei muito feio com vocês e com tudo o que eu acredito. Estou aqui para pedir as minhas sinceras desculpas para todo mundo que magoei", refletiu.
O vídeo de retratação feito pela criadora da ‘Mascavo’ gerou uma repercussão mista nas redes. Outras influencers também detentoras de marcas de maquiagem, como Karen Bachini, vieram a público falar sobre a polêmica.
"Eu senti que, no lançamento da sua marca, houve realmente uma exclusão social e racial. [As blogueiras de maquiagem] vinham construindo uma torre de 'vamos fazer certo, vamos incluir todo mundo e ter certeza que todo mundo está convidado para essa festa'. Você [Mari Saad] pegou uma torre e destruiu isso, sabe? Agora, a gente vai precisar a caminhar de novo nisso", comentou Bachini através de vídeo em seu canal do YouTube.