Entenda os riscos de clarear os cabelos com limão

Nem todas as dicas que vemos na internet devem ser seguidas. Cuidado ao usar limão para clarear seus cabelos.

Esther Ramos | 12 de Julho de 2024 às 13:00

Preste atenção as dicas dos médicos antes de realizar procedimentos. - ribeirorocha/ iStock

No mundo das redes sociais, novas tendências e dicas de cuidados com os cabelos surgem toda hora. A que tem viralizado nas redes sociais atualmente é dica de aplicar de suco de limão nos fios e expôr o cabelo ao sol para deixá-los com um aspecto mais claro. Mas geralmente tudo que promete um resultado muito bom e muito rápido não é tão fácil assim.

Embora essa prática prometa resultados rápidos e naturais, ela é perigosa e pode causar sérios danos à saúde capilar. Entenda os riscos e por que é importante evitar essa técnica aparentemente inofensiva, lembrando que é sempre importante pesquisar antes de realizar alguma trend.

Você também pode gostar de:

A trend

A trend consiste em tirar algo próximo a um copo de suco de limão, passar nos cabelos, e depois ficar pelo menos uma hora exposto ao sol. As pessoas que testaram prometem um resultado rápido e incrível, mas será que é tudo tão bom assim?

O limão faz mal para o cabelo?

"O limão contém compostos fotossensibilizantes que, ao entrar em contato com o sol, aumentam a sensibilidade do cabelo à radiação UV. Isso resulta na decomposição dos grânulos de melanina e no clareamento dos fios," explica Paula Colpas, dermatologista e consultora da TheraSkin®.

"Embora clareie, o limão sensibiliza os fios, desprotegendo-os contra o sol, alterando o brilho, causando ressecamento, aumentando o risco de quebra e perda de elasticidade. A acidez da fruta danifica as cutículas capilares," alerta.

Além disso, ao aplicar limão nos cabelos e se expor ao sol, o suco pode escorrer para a pele, causando queimaduras e manchas. Em alguns vídeos, pessoas aplicam o limão diretamente nos cabelos com as mãos sob o sol da praia. A médica explica que, quando o suco de limão entra em contato com a pele e é exposto ao sol, pode desencadear uma reação intensa. As áreas afetadas podem ficar muito sensíveis e manchadas, e as queimaduras podem demorar semanas, ou até meses, para cicatrizar completamente.

Fontes: Terra e Metrópoles


Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Você sabia que existe uma forma de fazer o seu botox durar mais tempo?

tiktok tendência cabelo limão cuidados com o cabelo dermatologia clareamento do cabelo