Entenda como o excesso de sal na dieta prejudica a sua pele

O sal é o responsável por ressecar a pele e afeta diretamente a saúde da cútis, saiba de quais formas.

Thyago Soares | 29 de Novembro de 2024 às 17:10

O excesso de sal é prejudicial para a pele, segundo estudo. - (Reprodução / Divulgação)

A alimentação é um dos pontos considerados chave para quem deseja manter uma boa saúde, logo, a saúde da pele não seria exceção. Ingerir demasiado sódio pode afetar a pele de múltiplas formas que você nem imagina.

O sal pode ser um verdadeiro inimigo do bem-estar, afinal, o excesso de sódio afeta o corpo de distintas formas e um estudo recente aponta que a substância também tem efeitos devastadores na pele.

O estudo da Universidade da Califórnia aponta que o mínimo aumento no consumo de sódio durante o dia já pode afetar a pele. De acordo com a pesquisa, adicionar 1g a mais de sal na sua dieta já pode ter efeitos imediatos na cútis.

Através do ensaio científico, os pesquisadores puderam concluir que o sal após ser consumido acaba sendo armazenado na pele e que por isso, intensifica o ressecamento da mesma e pode desempenhar um papel direto na inflamação do tecido e uma piora considerável nos sintomas da dermatite atópica.

A dermatite atópica, ou eczema, é uma doença inflamatória crônica que acontece devido a predisposição genética. Os principais sintomas da condição são a irritação da pele, vermelhidão e coceira. Usualmente, o tratamento para essa dermatite envolve hidratação da pele.

Para chegar a conclusão de que a ingestão excessiva de sal resseca a pele e piora os sintomas da dermatite, os pesquisadores analisaram dados de mais de 200 mil pessoas entre os 30 e 70 anos de idade. Os dados foram fornecidos pelo UK Biobank. Segundo a médica dermatologista Paola Pomerantzeff, limitar o consumo de sódio é de fato uma forma eficaz de controlar a dermatite.

“Limitar o sódio na dieta pode ser uma maneira fácil para os pacientes com eczema controlarem sua doença. As crises de eczema podem ser difíceis de lidar para os pacientes especialmente quando eles são incapazes de antecipá-las e não têm recomendações sobre o que eles podem fazer para evitá-las", explicou a especialista ao Terra.

alimentação pele comida cuidados com a pele sal

Leia também

Cachorros entendem cerca de 90 palavras, aponta estudo; saiba quais

Beber água de coco solta o intestino? Veja o que dizem os especialistas

Youtuber fuma cinzas do pai com maconha e justificativa impressiona

'Ainda Estou Aqui': saiba como está a família Paiva hoje em dia

Mega da Virada: veja quais números mais sorteados

Anvisa aprova uso de produtos à base de Cannabis para animais