Ajudamos você a desvendar as diferenças entre cabelos secos e ressecados para ter fios mais saudáveis e bonitos.
Se você já se viu lutando contra cabelos opacos e sem vida, provavelmente já ouviu falar dos termos "cabelos secos" e "cabelos ressecados". Embora possam parecer semelhantes, essas condições têm causas e tratamentos distintos.
Para conseguir cuidar das suas madeixas da maneira correta, é necessário entender exatamente qual o seu tipo de cabelo. Pensando nisso, nós separamos algumas características que vão ajudar você a definir se seu cabelo está ressecado ou se ele está seco.
Leia também: 6 principais tendências de calças femininas que estão bombando em 2023
Cabelos secos
A principal característica dos cabelos naturalmente secos é a falta de umidade natural nos fios e no couro cabeludo. Isso geralmente deixa os fios com uma sensação áspera ao toque. Em casos mais extremos, é possível observar até mesmo coceira no couro cabeludo, além de outras características como:
- frizz;
- falta de brilho;
- sensação áspera ao toque;
- pontas duplas;
- coceira no couro cabeludo.
A falta de hidratação nas madeixas pode ser causada por vários fatores, incluindo genética, exposição excessiva ao sol, uso frequente de ferramentas de calor como chapinhas e secadores, além de produtos capilares inadequados. Cabelos secos tendem a ter cutículas capilares mais abertas, o que dificulta a retenção de umidade.
Leia também: 23 penteados para noivas que deixarão todos encantados
Cabelos ressecados
Os cabelos ressecados possuem muitas características similares aos cabelos naturalmente secos, como frizz, toque áspero, falta de brilho e volume exacerbado. A principal diferença se dá na causa desse ressecamento. Fatores externos costumam causar esse estado. Fatores como:
- tratamentos químicos;
- coloração ou descoloração;
- alisamento;
- exposição a altas temperaturas.
Todos esses processos levam à perda da camada protetora natural dos fios, tornando os cabelos mais propensos a quebra, pontas duplas e aspecto opaco. Cabelos ressecados também podem ser naturalmente secos, mas o ressecamento é uma condição agravada por danos externos.
Como tratar adequadamente os cabelos?
Os tratamentos para esses dois tipos de cabelo posuem pontos semelhantes, ambos visam lidar com fios quebradiços, frizz e falta de brilho.
Para cabelos secos
Para cabelos secos é comum focar em tratamentos que sejam simplesmente hidratantes. Usar produtos especialmente desenvolvidos para esse tipo de cabelo pode ajudar muito a diminuir a aparência ressecada e o frizz. Apostar em umectação e evitar expor os fios ao calor extremo pode ajudar bastante a manter as madeixas hidratadas.
Para cabelos ressecados
A chave aqui é apostar não apenas em hidratação, mas em tratamentos que possam reconstruir a estrutura dos fios e nutrir as suas madeixas. Usar produtos como leave-in, assim como reduzir a frequência dos procedimentos químicos e do uso de ferramentas como chapinha e secador também pode ajudar.
Gostou desse conteúdo? Veja também: 6 melhores produtos para cabelos oleosos que irão te deixar ainda mais bonita