Saiba tudo sobre a dieta alcalina, regime que já foi seguido pela ex-spice girl Victoria Beckham.
Não é novidade que há alguns regimes alimentares que são polêmicos, como a dieta do ovo e a dieta do lobisomem. Contudo, um regime seguido por Victoria Beckham viralizou; a dieta alcalina.
Esse plano alimentar ousado divide a internet. A ex-Spice Girl já declarou ser adepta deste regime há alguns anos e gerou curiosidade de seus fãs. Mas afinal de contas, o que é a dieta alcalina?
Bem, esse regime visa controlar o ph do corpo através da alimentação. O objetivo é manter o ph entre 7, 35 e 7,45 e por conta disso, há uma restrição na ingestão de alimentos ácidos, gordurosos e um foco maior na ingestão de itens ricos em fibras e de origem natural. Algumas outras celebridades já se mostraram adeptas dessa rotina alimentar, como Gwyneth Paltrow e Jennifer Aniston.
Alguns dos benefícios que essa dieta promete proporcionar para o organismo são a desintoxicação, redução na retenção de líquidos, contribuir para uma boa aparência da pele, unhas e cabelo e é claro, auxiliar na perda de peso.
Apesar de parecer simples, é imprescindível contar com acompanhamento médico antes de fazer a dieta alcalina. Em entrevista ao site de celebridades Ego, a nutricionista Patrícia Rung explicou: "(A dieta) é pautada numa alimentação que deve conter uma proporção muito maior de alimentos alcalinos em relação aos ácidos. Esta proporção entre os alimentos pode variar entre as diferentes pessoas, mas geralmente ela deve ter pelo menos 60% alcalinos e 40% ácidos".
Alguns dos alimentos que são liberados para serem incluídos na dieta de quem segue esse regime são: amêndoas, inhame, lentilha, melão, brócolis, repolho, kiwi, maçã e mamão. Contudo, alguns alimentos não entram nesse regime, como café, açúcar, pão, bebidas alcoólicas e até mesmo carne bovina.
Sobre a dieta alcalina, o endocrinologista Fadlo Fraige Filho explicou ao UOL: "Eu diria que é mais uma dieta detox, como chamam atualmente, com um foco em desintoxicação, porque evita o consumo de industrializados e de toda a gama de ingredientes e aditivos nocivos, utilizados para a conservação desses alimentos, dentre eles a própria gordura trans, muito presente em salgadinhos, biscoitos, margarina, etc".