Se você busca uma opção mais natural para proteger as axilas e não sabe sobre o aroma, vamos te ajudar.
Luana Viard | 14 de Junho de 2024 às 12:00
O mercado de cuidados pessoais tem visto um aumento significativo no interesse por produtos naturais e ecológicos, e os desodorantes minerais estão no topo dessa tendência. Com promessas de eficácia e segurança, muitas pessoas estão pensando em aderir o desodorante mineral.
Mas será que ele deixa cheiro e realmente funciona? Vamos te contar mais detalhes sobre este produto inovador.
Os desodorantes minerais são formulados principalmente com ingredientes naturais, sendo o mineral mais comum o alúmen de potássio. Diferente dos desodorantes convencionais, que frequentemente contêm alumínio, parabenos e fragrâncias artificiais, os desodorantes minerais são conhecidos por sua simplicidade e eficácia na neutralização do odor corporal sem bloquear os poros.
De maneira geral, o desodorante mineral é comercializado em um formato parecido com o famoso roll-on, em textura de pedra, ele promete neutralizar odores de maneira natural e reduzir a transpiração por até 24 horas, sem obstruir os poros, permitindo que a pele respire normalmente.
Ele também afirma ser mais econômico, com duração de dois a três anos, além de evitar a produção de pelos encravados e melhorar a aparência das axilas escurecidas. Para usar, basta umedecer a pedra e aplicá-la sobre a pele limpa em movimentos circulares.
Os desodorantes minerais funcionam de maneira diferente dos antitranspirantes. Enquanto os antitranspirantes bloqueiam as glândulas sudoríparas para reduzir a transpiração, os desodorantes minerais não impedem a produção de suor. Em vez disso, eles combatem o odor ao criar uma camada invisível de sais minerais na pele que inibe a proliferação de bactérias causadoras do mau cheiro.
Uma das grandes questões sobre os desodorantes minerais é se eles deixam algum cheiro. Em sua forma pura, como o cristal de alúmen, os desodorantes minerais são geralmente sem cheiro. Isso significa que eles não deixam um cheiro perceptível na pele, o que pode ser uma vantagem para quem prefere produtos sem fragrância ou tem pele sensível a perfumes artificiais.
Entretanto, algumas marcas de desodorantes minerais adicionam óleos essenciais ou fragrâncias naturais para oferecer uma experiência mais agradável ao usuário. Nesses casos, o desodorante pode ter um cheiro leve, que tende a ser mais sutil e natural comparado aos desodorantes tradicionais.
Por isso, antes de comprar o seu, leia com atenção todas as informações! Apesar da maior parte dos desodorante minerais serem produzidos sem aromas, alguns podem contar com óleos ou fragrâncias naturais.
Para a cosmiatra e especialista em dermatocosmética Ludmila Bonelli, existe muito marketing envolvido nesse produto. Para ela, o contato direto com a pele aumentaria a chance de proliferação de bactérias na própria embalagem.
"Um dos motivos para esse tipo de desodorante estar em alta é porque, supostamente, ele não acaba e dura mais de um ano. Mas sem conservantes em sua formulação, você consegue imaginar o tanto de bactéria que vai juntar ali nesse tempo?" critica Bonelli ao site O Globo. Para pessoas que buscam opções mais naturais, o ideal é apostar em sabonete antisséptico e manter as axilas sempre limpas.
Dessa forma, é interessante buscar orientação do seu dermatologista de sua confiança para entender o produto ideal para proteger suas axilas.
Se você ama estar por dentro das novidades do mundo da beleza, leia nossa matéria: 3 melhores protetores solar mineral.
Fontes: Beleza na Web, Original Eco e o Globo.