Também conhecido como bálsamo de copaíba, o óleo de copaíba está no rol das substâncias queridinhas do momento. Aqui, nós já comentamos sobre as
Julia Monsores | 17 de Junho de 2021 às 13:00
Também conhecido como bálsamo de copaíba, o óleo de copaíba está no rol das substâncias queridinhas do momento. Aqui, nós já comentamos sobre as propriedades do óleo de Rosa Mosqueta, da semente de uva e do rícino. Agora chegou a vez de falarmos sobre este óleo que é extraído da árvore da espécie Copaifera officinalis.
“Por ser extraído diretamente do tronco da copaíba, esse óleo é composto inteiramente por substâncias naturais (hidrocarbonetos, diterpenos e sesquiterpenos) que cumprem ações terapêuticas fundamentais”, explica a dermatologista Dra. Kate Koetz, que atua em São Paulo.
Um dos principais benefícios do óleo de copaíba é a hidratação da pele que ele proporciona. De forma geral, por se tratar de uma substância natural, não costuma provocar quadros inflamatórios. No entanto, caso note alguma alteração em sua pele consulte um dermatologista.
O óleo pode ser aplicado diretamente ou misturado a outros óleos, como o de babosa, por exemplo.
“O óleo de copaíba pode ser utilizado diretamente no local a ser tratado. Ele hidrata intensamente a pele, melhorando o aspecto irregular da mesma”, explica a Dra. Kate Koetz, que acrescenta que essa substância também é eficaz para tratar machucados e feridas.
Além disso, o óleo de copaíba também tem ação antioxidante, diurética e de reforço no sistema imunológico. “Assim, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, impedindo o acúmulo de líquidos. Também atua na melhora da imunidade, graças a sua alta concentração de diterpenos e sesquiterpenos (substâncias com ação anti-inflamatória e antisséptica)”, explica.
O óleo de copaíba está presente em diversos produtos, como cremes, shampoos e pomadas. No entanto, ele pode ser usado diretamente, em sua forma de óleo, na pele.
Também é possível inalá-lo, pingando algumas gotas em um difusor de aromas.
Além disso, ele também pode ser ingerido. ”No entanto, o consumo deve ser orientado por especialistas. Em geral, usa-se 3 gotas diluídas em água. Usar mais do que essa quantidade pode provocar a toxicidade no organismo”, explica a Dra. Kate Koetz.
Apesar de suas propriedades terapêuticas, e ser uma substância segura para uso e consumo, o óleo de copaíba tem algumas contraindicações. Assim, não devem utilizá-lo:
Fonte: Dra. Kate Koetz, formada em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil, pós graduada em terapia intensiva pelo Hospital Albert Einstein, dermatologia, estética e cosmetologia pela Unifesp. Atua na clínica For All Group, em São Paulo.