Se você se depila com frequência, já deve ter ouvido falar na depilação com linha. Conheça as vantagens e os benefícios desse método!
Se você se depila com frequência, já deve ter ouvido falar na depilação com linha. A técnica, que conquistou homens e mulheres, também é conhecida como egípcia, pois foi criada no Oriente Médio, há mais de 100 anos.
Leia também: Microagulhamento: o que é e quais são os benefícios?
Sua prática é comum em países como Irã, Vietnã, China e países árabes. No Brasil, esse procedimento é mais recente e ganhou fama por meio de famosos. Uma das pioneiras a importar a técnica de depilação com linha foi a viúva do comediante Chico Anysio, a empresária Malga di Paula.
O que é a depilação com linha
A depilação com linha é um método mais comum para partes sensíveis da pele, como o rosto. Ela é capaz de retirar os pelos desde a raiz – até os mais fininhos, que quase não aparecem! Por não ser muito agressiva para a pele, não deixa manchas como a cera.
Além da sobrancelha, ela pode ser feita no buço, testa, queixo, pescoço e bochecha. Já, nos homens, a opção é mais usada na sobrancelha, que deixa o rosto harmônico e natural.
Benefícios da depilação com linha no rosto
Além de retirar linhas inteiras de pelos e não deixar manchas, outros benefícios da depilação com linha são:
- Deixa a pele macia e lisa (pois tem o mesmo efeito de esfoliantes);
- Não causa alergias ou vermelhidão;
- Não deixa a pele flácida;
- Evita pelos encravados;
- Afina e diminui a produção de pelos na região depilada;
- Elimina células mortas;
- É totalmente higiênico e natural;
- Ativa a circulação do rosto;
- Pode ser utilizada antes ou durante procedimentos estéticos;
- Preserva a queratina da pele.
Como fazer a depilação com linha
A forma mais eficaz de fazer depilação com linha é procurar uma profissional qualificada ou um salão que ofereça esse tipo de serviço. Caso não seja possível, não é difícil reproduzir a técnica em casa.
O ideal é que a linha seja de algodão ou poliéster para evitar lesões na pele; e na cor branca, para enxergar bem os pelos.
Como preparar a linha:
- Meça a linha do pulso até o ombro;
- Una as pontas da linha e faça 2 ou 3 nós, para ficarem bem presas;
- Coloque três dedos em cada ponta e forme um retângulo;
- Torça a linha no meio por cerca de 5 vezes, até formar um 8.
Como depilar:
- Passe talco na região para remover a oleosidade e tornar os pelos mais visíveis;
- Estique a pele para facilitar a remoção e reduzir a dor. Na região da sobrancelha, por exemplo, estique a pele para cima e para baixo;
- Coloque a parte torcida da linha sobre o local que irá depilar;
- Abra e feche os dedos, somente de uma das mãos, como se fosse uma tesoura. Lembre-se de que o pelo precisa ficar na parte mais aberta da linha. Esse passo pode ser repetido diversas vezes até retirar todos os pelos indesejados.
Dói mais?
A dor da depilação com linha é um pouco mais lenta e constante, se comparada com a cera, por exemplo. Porém, seu método é muito mais eficaz por conta dos diversos benefícios. A cera produz uma dor rápida, mas pode deixar manchas, vermelhidão e causar alergias na pele.
Porém, a dor é algo muito pessoal. É necessário saber o seu limite e se vale a pena investir no serviço.
O que passar no rosto após a depilação?
O ideal após depilar com linha é passar um creme hidratante com ação calmante, como o de erva-doce. Não se esqueça do filtro solar!