Sabiba como cuidar e proteger os pés nos dias frios para evitar ter problemas, evitando ressecamento e até mesmo fungos na região.
Thyago Soares | 1 de Junho de 2025 às 12:00
No frio, os pés passam boa parte do tempo cobertos por meias e sapatos fechados, o que pode favorecer problemas como ressecamento da pele, rachaduras nos calcanhares e até a proliferação de fungos, como as micoses e a frieira. Por isso, quando as temperaturas caem, é comum necessário redobrar a atenção e os cuidados com os pés.
Os pés podem ficar mais ressecados no inverno devido a combinação de uma série de fatores. A baixa umidade do ar, banhos quentes e o uso frequente de meias são alguns dos pontos que podem contribuir para a perda da hidratação natural da pele.
Como essa região do corpo possui poucas glândulas sebáceas, os pés são especialmente vulneráveis ao ressecamento, logo, se não forem hidratados corretamente, podem apresentar descamação, coceira e até fissuras.
Se notar coceira intensa, vermelhidão, rachaduras profundas ou odor forte, é recomendável procurar um dermatologista ou podólogo, uma vez que problemas aparentemente simples podem evoluir e se tornar mais difíceis de tratar quando negligenciados.
Por que você deve hidratar as unhas dos pés (e como fazer isso do jeito certo)
Unhas de inverno: 5 cores neutras para ficar elegante e arrasar
Cores de esmalte que deixam os pés mais delicados e femininos
Marcello Novaes revela segredo para manter corpão aos 62