O fator encolhimento é muito comum em fios ondulados, cacheados e principalmente crespos. Com as dicas certas, você pode evitar esse problema.
O fator encolhimento é um fenômeno comum em cabelos cacheados e crespos, e entender suas causas e como evitá-lo é essencial para quem deseja exibir a verdadeira beleza e comprimento dos fios. Mas o que exatamente é o fator encolhimento, por que ele acontece e o que você pode fazer para minimizá-lo?
Esse fator pode atrapalhar o visual dos fios encaracolados, vamos te explicar todos os detalhes sobre esse fenômeno para você aprender a lidar com o fator encolhimento.
O que é fator encolhimento?
“É o efeito que os cabelos crespos e cacheados fazem retraindo a fibra por conta da curvatura, e aí eles aparentam ser bem menores do que realmente são”, explica expert e hair stylist, Vivi Siqueira ao site beleza na web.
Por qual motivo o fator encolhimento acontece?
Os cabelos com curvatura apresentam uma estrutura em espiral que faz com que os fios encolham à medida que secam. Durante a lavagem, os fios se alongam ao absorver a água, mas ao secar, voltam à sua forma natural. Além disso, a maneira como o cabelo é finalizado tem um impacto significativo no fator de encolhimento.
Como reverter o fator encolhimento?
Existem alguns truques para deixar os fios cacheados mais valorizados e menos encolhidos. Confira abaixo e aprenda a cuidar das madeixas da forma certa.
1. Hidratação profunda
Manter o cabelo bem hidratado é fundamental. Use máscaras e condicionadores que penetrem profundamente nos fios, ajudando a manter a elasticidade e evitando que os fios encolham tanto.
2. Técnica de alongamento
“Alinhando melhor essa curvatura e colocando ela de forma mais suave. E após a fitagem, quando o cabelo já está seco e definido, você pode abrir essa curvatura com o calor do secador na raiz ou com um pente garfo, isso ajuda bastante”, indica a profissional Vivi.
Métodos como a fitagem, o twist out e o bantu knots são ótimos para alongar os cachos e reduzir o encolhimento. Essas técnicas ajudam a manter o cabelo esticado enquanto seca.
3. Use o secador
O calor do secador contribui para alongar a curvatura do cabelo, resultando em fios mais compridos. Para obter melhores resultados, use um difusor, que auxilia na manutenção da forma dos cachos e distribui o calor de maneira uniforme.
“Coloque o secador direcionado para a raiz, preservando a ponta por conta da definição do cabelo. O calor vai soltar a raiz, vai esticar um pouco mais esse cabelo e vai fazer que ele fique maior”, aponta a profissional.
4. Use óleos para soltar e alongar os fios
Aplicar óleos e cremes de pentear que ajudam a selar a umidade nos fios pode reduzir o encolhimento. Produtos que contenham manteigas, como karité, ou óleos, como o de coco, são excelentes opções.
Leia também: Cronograma capilar: o que é e como fazer o seu?