Se você tem uma criança que ama maquiagem e tem dúvida se tem problema ou não, saiba o que os especialistas falam sobre.
Esther Ramos | 30 de Outubro de 2023 às 11:00
Com o avanço das redes sociais as crianças têm tido mais acesso a diversos conteúdos no dia a dia. Maquiagem é um dos assuntos mais falados em plataformas como TikTok e Instagram. Por isso, o interesse pelos produtos e pelas técnicas da maquiagem têm aumentado cada vez mais, contando ainda com a diversidade de estilos de make que são apresentadas nas plataformas. Elas variam de opções para o dia à maquiagens de desenhos complexos.
Se você não sabe se os produtos irão prejudicar a pele dos seus filhos ou se tem alguma outra preocupação, fizemos uma matéria para responder à pergunta: Crianças podem usar maquiagem? Saiba o que dizem os especialistas.
Leia também: Sombra líquida: conheça as melhores opções do mercado
Segundo o dermatologista Cauê Cedar, o rosto das crianças é composta de uma pele mais fina do que a dos adultos. Isso é um problema porque são mais prejudicadas por agentes externos, pois são mais sensíveis. Um uso exagerado dos produtos pode causar ressecamento, vermelhidão, coceira e irritação. Essas consequências tornam a pele ainda mais sensível a diversas outras influências externas como o sabão, o sol, água e calor.
Já na adolescência, a pele tende a ser mais oleosa e acneica. Os produtos de maquiagem quando são usados por muito tempo ou não são retirados da forma correta pioram ainda mais a oleosidade da pele. Por isso que até os adolescentes devem ter cuidados dermatológicos especiais para que a pele não seja prejudicas pelos produtos de maquiagem.
Segundo os profissionais não há um consenso de qual a idade certa para o uso dos produtos de make: "Os dermatologistas pediátricos recomendam que não se use maquiagem em crianças, somente a partir da adolescência. Nesse caso, é necessário usar produtos com fator de proteção solar, que vai variar de acordo com o tipo de pele." - disse o dermatologista.
Além disso, pode-se aumentar o risco de dermatite e alergias. Uma questão mais psicológica é a da adultização precoce das crianças. Essa é uma questão que afeta o desenvolvimento emocional das crianças e pode ser muito prejudicial no futuro. A psiquiatra Danielli Admoni ressalta que "“Fazer o uso recreativo e esporádico da maquiagem é interessante e aceito, agora, quando a criança quer usar maquiagem todos os dias, pensando em esconder imperfeições, é extremamente problemático e pode causar sérios danos à autoestima”
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!