Não é nenhuma grande novidade que as estrelas da música e do cinema fazem dietas bizarras, procedimentos estéticos inusitados e até usam medicamentos para emagrecer a fim de perder peso. Porém, Madonna e Demi Moore elevaram o nível ao seguirem uma dieta pra lá de estranha: a dieta do lobisomem.
Também conhecida como ‘dieta da lua’, esse regime alimentar vem ganhando notoriedade nas redes sociais e promete desintoxicar o corpo, bem como fortalecer o sistema imunológico e emagrecer. A promessa é de que essa rotina de alimentação pra lá de estranha contribua na perda de até três quilos por dia.
Mas afinal de contas, o que é essa dieta do lobisomem e como ela funciona? Na prática, esse regime de nome estranho consiste em um jejum de alimentos sólidos durante 24 horas, focando apenas no consumo de água, sopas e e chás.
A recomendação é fazer esse jejum de sólidos e manter a alimentação por 24 horas durante as fases da lua cheia e lua nova. Há quem seja adepto de realizar a dieta do lobisomem a cada troca de fase da lua.
Quem segue esse regime costuma começar a praticar o jejum na lua nova e também têm mais atenção durante a lua crescente, pois há a crença de que durante este período lunar o organismo teria mais chances de ganhar peso. A lua minguante, por sua vez, seria supostamente o melhor momento para a eliminação de líquidos e toxinas do organismo, contribuindo para o emagrecimento.
Vale ressaltar que não há comprovação científica nenhuma sobre a eficácia desta dieta e a influência do satélite natural que orbita a terra no emagrecimento ou ganho de peso. Os profissionais da área da saúde não recomendam seguir nenhum tipo de dieta demasiadamente restritiva, tampouco apoiam o jejum intermitente. Essas práticas podem fazer mal para o corpo e causar pobreza nutricional.
Em entrevista ao PurePeople, a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo declarou: "Cada um acredita no que quiser mas, quanto à dieta, se fizermos um jejum de 24 horas é óbvio que iremos pesar menos. Não perdemos gordura, mas pesamos menos. Será influência da lua? É pouco provável".