Condicionador antes do shampoo? Entenda nova técnica para lavar cabelo e veja o que diz especialista

Entenda o que é a técnica do 'reverse washing', que usa condicionador antes do shampoo e promete revolucionar a sua lavagem capilar.

Thyago Soares | 22 de Agosto de 2025 às 17:00

O reverse washing promete deixar os cabelos ainda mais bonitos. - Reprodução / Freepik

As técnicas de beleza e cuidados estão sempre em constante evolução e recentemente, a trend de lavar os cabelos usando condicionador antes do shampoo acabou virando pauta na internet. Conhecida como ‘reverse washing’, essa inversão na ordem tradicional da lavagem dos fios tem ganhado adeptos por prometer fios mais saudáveis, nutridos e com volume natural. Mas será que funciona para todo mundo? Vamos te contar.

O que é a lavagem reversa?

Na ordem clássica, normalmente o shampoo é aplicado primeiro, depois vem o condicionador. Afinal, o primeiro limpa o couro cabeludo e abre as cutículas do fio, enquanto o condicionador vem depois para selá-las e hidratar as madeixas. 

Porém, a proposta da reverse washing é justamente o contrário! Aplicar o condicionador antes do shampoo permite que seus ativos nutritivos sejam absorvidos com mais liberdade, antes de serem limpos por este último. Depois do enxágue, ainda é indicado reaplicar uma pequena quantidade de condicionador, se necessário.

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

10 gifs de animais que vão alegrar o seu dia

Por que a técnica está em alta

Segundo Luigi Moretto, cabeleireiro, essa abordagem diferente na hora de lavar os cabelos oferece fios visualmente mais soltos, pontas mais saudáveis e cutículas seladas, porque o condicionador atua sem ser removido antes pela limpeza do shampoo.

“Essa quebra de protocolo serve ainda para retirar o excesso de condicionador que possa ter ficado nos fios com o uso do shampoo, fazendo uma superlimpeza do couro cabeludo e dos fios, desde a raiz até as pontas”, explicou o cabeleireiro Luigi Moretto em entrevista ao Metrópoles

O profissional ainda explica que essa técnica é especialmente benéfica para aquelas pessoas que não possuem tanto volume nos fios, mas que desejam trazer mais textura para as madeixas, e para quem possui cabelos mais finos. Como o condicionador é aplicado antes e limpo depois, evita  pesar os fios. Moretto ainda recomenda testar a técnica, pois ela pode ser adaptada aos diferentes tipos capilares de forma tranquila.

Compartilhe:
beleza shampoo condicionador reverse washing

AS MAIS LIDAS

Morning Shed: saiba tudo sobre a trend do TikTok e o que dizem os dermatologistas

Loção pós-barba: 5 melhores produtos para experimentar

Arbo: conheça os principais perfumes da linha e se apaixone!

Manicure viraliza com unhas 3D e fatura até R$ 54 mil por mês: "preciso pensar fora da caixa"