Como salvar o esmalte velho: truques simples que funcionam mesmo

Saiba truques e dicas simples que podem ajudar você a resgatar o seu esmalte favorito que está antigo e você não quer descartar.

Thyago Soares | 10 de Junho de 2025 às 10:00

É necessário saber formas de resgatar o seu esmalte para evitar o desperdício. - Reprodução / Freepik

Quem nunca abriu o seu esmalte favorito e percebeu que ele estava espesso, grudento ou até mesmo ressecado? Antes de jogar o seu esmalte fora, há formas e truques simples e eficazes para recuperar o produto e deixar ele como novo, contribuindo para a sua economia.

5 dicas de como salvar esmalte velho

1. Se valha de um diluidor de esmalte

Adicione algumas gotas de um diluidor de esmalte, feche bem o frasco e agite para tentar devolver a fluidez à fórmula do produto. Esses produtos podem ser facilmente encontrados em lojas de artigos de beleza e são ideias para você salvar os seus esmaltes sem alterar a pigmentação ou a fórmula.

2. Mergulhe o frasco em água morna

Se o esmalte está muito grosso, uma alterantiva é colocar o frasco fechado em um recipiente com água morna por alguns minutos, ou em banho maria. O calor ajuda a liquefazer o produto. Depois disso, agite bem o produto antes de usar.

RELACIONADAS

Como fazer grão-de-bico de forma simples

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

Parabéns, professor! 31 frases para parabenizar os professores do seu filho

3. Use óleo de semente de uva ou banana

O óleo de semente de uva ou de banana podem ajudar a recuperar a textura sem comprometer a cor e a textura do seu esmalte. Esses ingredientes evaporam mais devagar, mantendo o esmalte homogêneo por mais tempo.

4. Evite deixar o frasco aberto por muito tempo

A exposição ao ar é uma das principais causas do ressecamento dos esmaltes. Por isso, sempre feche bem o frasco após o uso e armazene o produto em local fresco e longe da luz solar direta.

5. Agite bem antes de usar

Às vezes, o esmalte só precisa de uma boa agitada para que a sua fórmula volte ao normal. Logo, é imprescindível que você agite o frasco vigorosamente por alguns segundos para misturar os componentes separados antes de pintar suas unhas.

Quando descartar o esmalte?

Se mesmo após essas técnicas o produto continuar com grumos, cheiro forte ou textura irreversível, é um indicativo de que chegou o momento de descartá-lo. Esmaltes muito velhos podem perder a qualidade e até causar alergias, por isso, é necessário ficar atento ao prazo de validade desse tipo de produto.

Compartilhe:
unhas beleza produtos esmalte

AS MAIS LIDAS

Como ter unhas de rica gastando pouco: 4 inspirações para ficar deslumbrante

Unha nude: 4 inspirações para sair do óbvio e arrasar

Unha decorada tendência: 5 nail arts que são sucesso nas redes

Por que você deve hidratar as unhas dos pés (e como fazer isso do jeito certo)