Como saber se um corte vai combinar com você antes de cortar: truques e apps que ajudam

O medo de se arrepender da decisão é válido, mas algumas dicas te ajudam a escolher com mais segurança.

Carol Peres | 10 de Julho de 2025 às 16:08

Confira dicas e aplicativos que podem te ajudar a não errar no corte! - Freepik

Embora existam cortes mais discretos, apostar em uma mudança radical no visual pode ser intimidador. Estilos bem curtos, como o pixie, ou com camadas marcadas, como o popular butterfly cut, levam tempo para crescer e podem gerar arrependimento caso o resultado não agrade.

A boa notícia é que você não precisa encarar essa decisão com tanto receio! Existem truques simples que ajudam a visualizar o novo look antes de partir para a tesoura.

Dicas para saber se um corte combina com você

Ainda que você siga estas dicas, existe um risco envolvido no ato de mudar o cabelo. Portanto, busque sempre um profissional de confiança e tome decisões que te deixem feliz.

RELACIONADAS

18 adivinhas engraçadas com respostas para você se divertir

5 cores de esmalte que te envelhecem sem você perceber

Os 5 signos mais frios do zodíaco

1. Avalie as características do seu rosto

A cabeleireira Ashley Streicher recomenda, em entrevista à Revista L'Officiel Brasil, que você prefira cortes que valorizem os seus traços. Nesse sentido, o formato do rosto é um dos atributos que podem orientar a sua escolha.

"Um corte certo pode afinar um rosto redondo, suavizar um maxilar quadrado ou adicionar volume a um rosto oval."

Já Jennifer Nast acrescenta que "o formato do rosto influencia o equilíbrio e a proporção da aparência geral". 

2. Pesquise referências 

Já ciente do formato do rosto, de traços que você deseja realçar ou de características que você gostaria de disfarçar, esse é um bom ponto de partida para procurar cortes que se adequem às suas necessidades. 

Procure unir as suas características ao seu estilo pessoal, considerando também a imagem que você deseja transmitir. Por exemplo, o bob é conhecido por sua elegância, enquanto o shaggy confere um ar despojado ao visual. Procurar fotos de personalidades que tenham traços ou o estilo parecido com o seu também pode te ajudar!

3. Faça testes

Se você pretende reduzir o comprimento dos fios ou cortar uma franja, vale prender ou reposicionar o cabelo para visualizar o resultado. Caso seja possível, você pode experimentar perucas e laces também. É claro que o corte não vai ficar exatamente igual aos testes, mas isso já vai te dar um pouco mais de segurança.

4. Converse com um profissional 

Não tem como fugir, conversar com um cabelereiro te ajuda a esclarecer dúvidas e encontrar um estilo que seja o match perfeito! Os detalhes fazem a diferença, e muitos até passam despercebidos por quem não entende muito do assunto. Então, leve as suas ideias a um profissional de confiança para ter certeza que o novo visual será satisfatório

5. Use aplicativos de simulação

Outra forma de avaliar um corte antes de realmente obtê-lo é aproveitando as tecnologias avançadas que existem hoje. É fácil encontrar aplicativos, e até filtros, como no TikTok, que te permitem testar diferentes cortes e cores de cabelo!

Aplicativos para experimentar um corte de cabelo

Estes apps possuem funções bem parecidas, e podem ser utilizados de forma intuitiva sem grandes dificuldades. Só é necessário estar atento a algumas limitações de uso ou ferramentas que são pagas, de qualquer forma, eles costumam ajudar. Confira a lista!

Agora que você sabe como evitar arrependimentos, que tal compartilhar com aquela amiga que vive em dúvida no salão?

Compartilhe:
Como saber se um corte vai combinar dicas para escolher um corte Como escolher um corte

AS MAIS LIDAS

O que o seu corte de cabelo diz sobre você? Descubra o estilo que combina com sua personalidade

Saiba qual tipo de franja combina com você e como cuidar para não se arrepender

5 cortes de cabelo práticos para quem não quer perder tempo arrumando os fios

Visagismo: como encontrar o corte de cabelo ideal