Aprenda a fazer esse tratamento que pode revolucionar o seus cuidados com o cabelo.
Se você gosta de cuidar da beleza do seu cabelo, já deve saber que a umectação capilar é um tratamento altamente eficaz para tratar cabelos secos e danificados. Mas você sabe como fazer umectação capilar?
Uma umectação feita corretamente pode conferir resultados impressionantes para os seus fios e deixar você ainda mais deslumbrante. Veja a seguir dicas importantes que vão ajudar você a incluir esse tratamento na sua rotina de cuidados com o cabelo e revitalizar as suas madeixas.
Leia também: 7 melhores perfumes da Jequiti que irão te surpreender
Quando fazer a umectação capilar?
A umectação deve ser feita, preferencialmente, quando os seus cabelos estiverem o mais secos e ressecados. Normalmente, você deve fazer a cada 10 ou 15 dias. Apesar de todos os tipos de cabelo se beneficiarem da umectação, cabelos oleosos precisam de um espaçamento maior do que o comum entre as umectações.
Qual tipo de umectação fazer?
Sim, existe mais de um tipo de umectação. Todos os métodos conferem benefícios bastante similares como nutrição, hidratação intensa, combate ao frizz e às pontas duplas, o que os torna particulares é o modo de aplicação.
Umectação tradicional
Podendo ser feita com os cabelos limpos ou sujos, a umectação tradicional é muito fácil de fazer. Esse método é sempre feito com os cabelos secos.
Umectação reversa
Na contramão do modo tradicional, esse tipo de umectação é feito com os cabelos úmidos, preferencialmente após a lavagem com shampoo e condicionador.
Umectação noturna
Ideal para cabelos cacheados e crespos, essa umectação é realizada durante a noite. O óleo é aplicado nas madeixas e removido apenas no dia seguinte. O uso de uma touca é essencial para obter bons resultados. Opte por toucas de algodão, pois isso permitirá que o couro cabeludo respire e não fique abafado durante as horas de sono.
Passo a passo para fazer a umectação capilar
Confira um passo a passo de como fazer esse procedimento simples e que pode ajudar a deixar os seus cabelos ainda mais incríveis.
Passo 1: Escolha os óleos adequados
Opte por óleos naturais e prensados a frio, como óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan ou óleo de abacate. Esses óleos são ricos em vitaminas e ácidos graxos essenciais, ideais para nutrir e reparar os cabelos.
Passo 2: Escolha o tipo de umectação que você quer fazer
Antes de botar as mãos na massa, decida qual dos três tipos de umectação você quer fazer e prepare os seus fios de acordo com o que escolher.
Passo 3: Aplique o óleo de forma uniforme
Divida o cabelo em seções e aplique o óleo escolhido da raiz até as pontas. Massageie suavemente o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e garantir que o óleo seja distribuído de maneira uniforme. As pontas do cabelo tendem a ser mais secas e danificadas. Certifique-se de aplicar uma quantidade generosa de óleo nessas áreas para uma hidratação intensa.
Passo 4: Tempo de ação
Caso esteja fazendo a umectação tradicional ou a reversa, deixe o óleo agir nos cabelos por pelo menos 30 minutos. Se optar pela umectação noturna, não se esqueça de escolher uma touca adequada e que não abafe o seu couro cabeludo, de preferência de algodão.
Passo 6: Enxágue adequadamente
Use água morna para enxaguar os cabelos e remover o excesso de óleo. Evite água muito quente, pois pode ressecar os fios. Quando for higienizar os fios após a umectação, opte por um shampoo suave e livre de sulfatos para lavar os cabelos após a umectação. Isso ajudará a manter os benefícios da hidratação enquanto limpa suavemente os fios. Confira como lavar os fios adequadamente após a umectação:
Gostou do conteúdo? Veja também: 6 melhores produtos para cabelos oleosos que irão te deixar ainda mais bonita.