A trança nagô é um penteado tradicional e cheio de significado que tem suas raízes na cultura africana. Ricas em história e cultura, essas tranças podem conferir um visual deslumbrante e ganharam popularidade em todo o mundo como uma expressão de beleza, estilo e resistência étnica! Se você quer entender o significado, a origem e como fazer a trança nagô, veio ao lugar certo! Preparamos um passo a passo para você arrasar com esse penteado deslumbrante.
Leia também: Perfume Malbec: top 7 perfumes mais cheirosos
O que significa e qual a origem da trança nagô
Esse penteado é oriundo da cultura africana e é uma técnica milenar de trançar o cabelo. Ao contrário do que se imagina, as tranças nagôs não serviam apenas como uma expressão de identidade, pertencimento cultural e embelezamento, mas também desempenhavam um papel importante na comunicação entre as mulheres pretas.
A cabeleireira Caroliny Donato em entrevista ao portal R7 afirma que as tranças eram utilizadas para comunicar uma série de informações, como à qual tribo determinada mulher pertencia, bem como status civil, posição social e até mesmo rotas de fuga em situações determinadas!
Passo a passo de como fazer trança nagô
Agora que você está ciente do contexto histórico e do quão representativas as tranças nagô são, listamos algumas dicas de como fazer esse penteado tão bonito e rico culturalmente.
Passo 1. Preparação
Comece com o cabelo limpo e seco. A trança Nagô funciona melhor em cabelos longos ou médios.
Passo 2. Divisão do cabelo
Use o pente de cabo fino para dividir o cabelo em seções pequenas, geralmente começando na parte frontal da cabeça. Quanto mais seções você criar, mais elaborada será a trança.
Passo 3. Início da trança
Escolha uma das seções de cabelo e aplique uma pequena quantidade de gel ou cera para ajudar a segurar os fios no lugar. Divida essa seção em três partes iguais.
Passo 4. Trança raiz
Comece a trançar o cabelo normalmente, cruzando as seções externas sobre a seção do meio. À medida que você avança na trança, adicione pequenas mechas de cabelo de cada lado antes de cruzar as seções. Isso é o que cria o padrão característico da trança Nagô.
Passo 5. Continue trançando
Continue trançando até chegar às pontas do cabelo. Certifique-se de manter a tensão uniforme para que a trança fique apertada e firme.
Passo 6. Fixação
Quando terminar a trança, prenda as pontas com um elástico pequeno. Você pode usar um elástico da mesma cor do seu cabelo para torná-lo menos visível.
Passo 7. Repita o processo
Repita os passos de 3 a 6 para todas as seções de cabelo que você dividiu inicialmente.
Passo 8. Toque final
Para um toque final, você pode aplicar um pouco mais de gel ou cera para domar eventuais fios soltos e manter a trança no lugar.
Confira o vídeo do canal "Tranças da sá" ensinando a fazer as tranças nagô: