As paletas devem ser escolhidas levando em consideração as características da sua aparência.
Carol Peres | 5 de Junho de 2025 às 14:30
Com novas opções de esmalte sempre surgindo, e tendências de beleza que vêm e vão, escolher a cor da sua próxima manicure nem sempre é fácil. Tem gente que possui suas cores favoritas e apostam nelas para não errar, enquanto algumas pessoas gostam de aventurar-se pelo mundo dos designs de unha.
Agora, uma possível forma de escolher o seu esmalte é orientar-se pelas paletas de cores de cada estação do ano.
Antes de tudo, é importante explicar que coloração pessoal é uma técnica que identifica as cores que mais valorizam as características de uma pessoa. As paletas divididas em estações são uma das classificações existentes nessa área de coloração pessoal. As informações são da Renner e da Natura.
Então, você deve utilizar as cores da estação do ano que combinam com os seus atributos físicos, não é exatamente de acordo com as condições climáticas. Segundo a Natura, foi Mary Spillane quem propôs esse método, conhecido como Método Sazonal Expandido de Análise de Cor e muito usado até hoje.
A coloração pessoal é um assunto complexo, e a análise deve ser feita por um profissional. Porém, entender os fundamentos da técnica já pode te ajudar a escolher as cores de esmalte que mais combinam com você.
Portanto, a classificação considera a temperatura, a saturação e a profundidade de contraste das cores. Assim, as paletas de cores são divididas em primavera, verão, outono e inverno, e cada uma conta com suas subdivisões.
De acordo com a consultora de imagem Gabriela Ganem, no Método Sazonal Expandido de Análise de Cor, existem 4 estações puras e com predominância fria ou quente, e 8 estações neutras com predominâncias variadas, mas ainda tendo uma inclinação de temperatura.
Então, todas as estações possuem o mesmo número de cores na cartela, são apenas algumas nuances que mudam de uma paleta para a outra.
"Outono é do grupo dos quentes, escuros e opacos. Verão também é opaco, mas da família dos frios e claros. Primavera também é clara, mas é quente e viva. Inverno é igualmente vivo, mas frio e escuro", Gabriela explicou em seu site.
Para ajudar a entender qual é a sua coloração pessoal, não deixe de assistir ao vídeo da youtuber Ana Honorata.
Considerando que a maioria das cartelas da Análise Cromática tem alguma versão da maioria das cores, preste atenção às particularidades de cada tom para que eles valorizem os seus traços.
Já sabendo se você fica melhor com tonalidades frias ou quentes, suaves ou mais vibrantes, agora você pode escolher as cores que são mais vistas em cada época do ano:
Vale ressaltar que nada disso é uma regra, e existem formas de usar cores que não estão na sua cartela. Porém, pode ser melhor orientar-se principalmente pela sua cartela ao invés de observar as tendências de casa estação.
Por exemplo, o laranja é uma cor pouco recomendada para quem tem características muito frias. Paralelamente, as tendências de cada época também não seguem um padrão pré-determinado, pois mesmo o vermelho sendo uma cor quente, sua tonalidade mais sóbria na versão cereja é uma das querinhas para o inverno de 2025.
5 unhas para expressar o que você sente sem dizer uma palavra
Unhas para quem não tem tempo: 3 estilos lindos que secam rápido
Top 5 esmaltes que fazem você parecer rica mesmo sem estar com o aluguel pago
Unhas quadradas, redondas ou amendoada? Veja o que favorece cada estilo