Com os produtos certos, cuidar dos cabelos fica mais fácil! De acordo com o seu tipo de cabelo, descubra como escolher o melhor shampoo.
Cuidar dos cabelos pode ser trabalhoso. Muitas vezes, acabamos testando diversas opções de produtos e parece que nada funciona. Porém, o que nem todos sabem é que as composições dos produtos são combinações infinitas e criadas para tipos de cabelos específicos.
Mas não se assuste! Pensando em facilitar a sua vida, separamos as melhores opções para escolher o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo.
Leia também: Especialista explica como manter a saúde e beleza dos cabelos
Como escolher o shampoo ideal para o seu cabelo
Ressecados, tingidos, oleosos... Os fios podem apresentar diversas aparências causadas por diferentes fatores, como o clima, o uso de produtos corretos, a alimentação, a genética e muito mais.
Para entender melhor sobre seus cabelos e o shampoo ideal para eles, leia a matéria.
1. Shampoos para cabelos ressecados
Normalmente, cabelos ressecados são mais porosos, o que faz com que percam seus nutrientes com mais facilidade. Por isso, o ideal são shampoos voltados para cabelos danificados, com versões hidratantes e consistências mais cremosas.
Atenção: fuja dos shampoos antirresíduos! A limpeza intensa gerada por eles pode acabar ressecando mais ainda os fios. Confira outras 9 dicas de como tratar e hidratar cabelos ressecados!
2. Shampoos para cabelos quimicamente tratados
Normalmente, cabelos quimicamente tratados exigem cuidados mais específicos. Afinal, fios que passaram por processos de alisamento tendem a ser mais fragilizados.
Nesse caso, shampoos com ceramidas e aminoácidos que agem no fortalecimento dos fios são essenciais. Eles protegem o cabelo e reduzem o impacto da química sobre a fibra capilar e a pele do couro cabelo.
3. Shampoos para cabelos tingidos
Cuidar de cabelos tingidos pode ser um desafio. Porém, atualmente existem muitas opções para estes fios. Para encontrar o shampoo perfeito para cabelos tingidos, certifique-se, através do rótulo, da presença dos seguintes fatores:
- Equilíbrio do PH: é de extrema importância equilibrar o pH de cabelos tingidos, pois isso evita que o cabelo resseque na área da cutícula - que fica exposta à tinta.
- Umidade: hidratação e umidade devem estar na fórmula do produto, visto que elas ajudam a equilibrar a fórmula da tinta, que pode ressecar por conta própria.
- Livre de sulfatos: apesar de ajudar na limpeza, o sulfato pode remover a cor e deixar os fios ressecados. Shampoos livres de sulfato ajudam a preservar a tinta e os óleos naturais do cabelo.
Se você planjea tingir os fios ou já possui esse estilo de cabelo, confira 7 cuidados essenciais para cabelos tingidos!
4. Shampoos para cabelos oleosos
Pessoas com cabelos oleosos geralmente sofrem para se livrar do aspecto "gorduroso" do cabelo. Para escolher o shampoo perfeito, você deve procurar no rótulo os seguintes ativos como:
- Mentol: com ação antisséptica, ele estimula a circulação sanguínea da pele do couro cabeludo e combate os fungos causadores da caspa.
- Extrato de Alecrim: possui propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antimicrobianas, essenciais para a limpeza completa do couro cabeludo e dos fios. Além disso, o alecrim possui ação cicatrizante e estimulante, prevenindo a queda capilar e a caspa.
- pH Neutro: o pH neutro (perto de 7) garante que o excesso de ácidos produzido pelo couro cabeludo seja neutralizado. Assim, ele é capaz de limpar mais profundamente.
- Gengibre, chá verde e ácidos cítricos: esses dois componentes são capazes de tornar os fios mais soltos e encorpados, tirando o aspecto oleoso.
Além destes, os shampoos cremosos ou leitosos também são benéficos para cabelos mais oleosos. Para cuidar dos cabelos oleosos sem sair de casa, confira essas dicas caseiras!
5. Para quem tem fios mais grossos
Para aqueles que não possuem cabelos finos, os shampoos leitosos ou cremosos são perfeitos. Eles são ótimos hidratantes e são destinados para limpezas mais suaves. No inverno, por exemplo, quando os fios tendem a ficar mais ressecados, é a opção perfeita!
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!