O acidificante capilar promove fios mais macios, brilhosos e alinhados; entenda a frequência ideal de uso
Luana Viard | 9 de Outubro de 2024 às 13:15
O uso de acidificantes capilares tem se tornado uma tendência crescente entre aqueles que desejam manter os fios saudáveis e bem tratados. Esses produtos são fundamentais para equilibrar o pH do cabelo, especialmente após procedimentos químicos, como coloração e alisamento.
No entanto, muitos se perguntam: com que frequência posso usar acidificante no cabelo? Vamos te explicar com detalhes para que serve este produto e a periodicidade ideal de uso.
Os acidificantes são produtos que ajudam a fechar as cutículas dos fios, proporcionando brilho, maciez e redução do frizz. Eles são formulados com ingredientes que equilibram o pH do cabelo, que normalmente deve estar em torno de 4,5 a 5,5. Após tratamentos químicos, o pH tende a aumentar, tornando os fios mais porosos e vulneráveis a danos.
A principal função do acidificante capilar é equilibrar o pH dos fios, evitando que eles se tornem porosos, frágeis e cheios de frizz. Com o pH adequado, o cabelo se mantém saudável, apresentando mais vitalidade, brilho e resistência.
É ideal usar esse tipo de produto logo após a realização de um procedimento químico, que geralmente é feito no salão de beleza. Em seguida, para manutenção e reparação dos danos ocasionados pela química, o acidificante deve ser aplicado após lavar o cabelo apenas com shampoo e antes de usar a máscara ou o creme de tratamento.
Outra questão bastante frequente sobre o uso de acidificantes nos cabelos é a frequência ideal para aplicá-los. Os especialistas sugerem que o acidificante capilar seja utilizado semanalmente, especialmente em combinação com uma máscara de reconstrução, caso o cabelo esteja muito poroso e tenha sido submetido a tratamentos químicos agressivos recentemente.
Para fios que não apresentem tantos danos, a recomendação é realizar o tratamento apenas uma vez por mês. De qualquer modo, é sempre importante consultar um profissional de confiança para orientá-lo sobre a melhor frequência de uso do acidificante para o seu tipo de cabelo.
Leia também: Botox capilar: entenda o que é o procedimento queridinho da internet
Cabelo poroso X cabelo com frizz: aprenda a diferenciar
4 cores de cabelo que diminuem a idade de qualquer um
Como surfistas cuidam do cabelo e da pele? Veja as dicas da medalhista Tatiana Weston-Webb
Dormir com o cabelo molhado faz mal? Saiba o que diz especialista
Divertida Mente 2: saiba como cada emoção do filme afeta a pele e os cabelos
Queda de cabelo: 5 causas principais e o que fazer para parar