Entenda quais são os ricos de aderir à tendência dos 'cílios na régua', que está viralizando no TikTok e preocupa especialistas.
Você já percebeu vídeos circulando no TikTok que mostram homens aparando ou até raspando os próprios cílios em busca de um visual mais "masculino"? Essa tendência foi apelidada de “cílios na régua” e vem crescendo entre jovens. Apesar disso, especialistas da área da saúde fazem alerta que embora isso possa ser estiloso para alguns, pode acarretar em complicações para a saúde dos olhos.
Entenda a trend ‘cílios na régua’
A ideia aqui é aparentar um ‘olhar mais viril’ e por isso, barbeiros fazem uso de máquinas de cortar cabelos e tesouras para aparar os fios dos cílios. Segundo publicações das redes sociais, os jovens estão associando cílios longos às meninas e por isso, preferem aparar os fios.
Quais os riscos de aderir a essa trend?
Em entrevista ao G1, a oftalmologista Liana Tino condena a prática e alerta que isso pode prejudicar a saúde ocular.
“Cortar os cílios pode causar lesões cortantes nas pálpebras e na superfície ocular, como as conjuntivas e a córnea. Além disso, se existir alguma lesão por conta dessa lesão cortante, é uma porta de entrada para bactérias, causando lesões infecciosas graves. Por favor, não cortem os cílios. Você pode estar causando um dano à sua saúde ocular”, alertou a médica.
Também é consenso entre os especialistas da saúde que os cílios servem como uma espécie de proteção para os olhos, mantendo eles seguros contra poeira, insetos e invasões potenciais. Em entrevista ao R7, o oftalmologista Daniel Kamlot afirma que isso torna a tendência do ‘cílios na régua’ algo perigoso e que pode acabar aumentando as chances de ocorrências de infecções oculares.
A Dra. Tino ainda alertou que quando os cílios voltam a crescer, o indivíduo pode sentir uma série de desconfortos. A especialista aponta que isso ocorre porque os fios perdem a anatomia original e vão crescendo de forma desordenada, o que pode incomodar os olhos e causar vermelhidão, incômodo e irritação na superfície ocular.
Portanto, a tendência dos ‘cílios na régua’ não é indicada por oftalmologistas, que alertam que embora essa trend esteja viralizando nas redes, pode ser prejudicial para a saúde oftalmológica e acarretar em incômodos à longo prazo.