Saiba o que os especialistas recomendam para prevenir esse problema de pele que afeta muitas pessoas.
A influenciadora Vanessa Lopes contou que enfrenta dificuldades por conta de acne através de uma publicação no Instagram na última segunda (16). E ela não é a única, além de várias outras famosas, incontáveis mulheres por aí precisam lidar com esse problema de pele.
A acne pode ser causa por uma série de fatores, inclusive genéticos, mas manter certos cuidados na rotina ajuda a reduzir as chances de surgirem espinhas.
Leia também:
Dicas para prevenir acne
Primeiramente, cabe relembrar que acne é uma doença de pele causada pela inflamação dos folículos pilosos, estruturas por onde nascem os pelos. Normalmente ela acontece devido à obstrução desses folículos por células mortas, bactérias e sebo.
Assim, a aparição de espinhas pode está relacionada à diversas questões, e descobrir a origem do problema é uma das principais maneiras de evitar acne. Por exemplo, a inflamação pode ser consequência das alterações hormonais da puberdade, da menstruação ou da gravidez. Pode ainda ser um sinal de ovário policístico ou reação a algum medicamento.
1. Faça a higienização correta
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o primeiro passo para a prevenção de acne é limpar bem o rosto com produtos específicos para pele acneica ou oleosa.
2. Não exagere na limpeza
Em contrapartida, a higienização excessiva causa irritação e piora as lesões. Nesse caso, o ideal é lavar o rosto duas vezes por dia, mas alguns médicos discordam em relação a isso e recomendam uma única vez. Portanto, se ficar na dúvida pode perguntar a um dermatologista sobre a orientação específica para o seu quadro.
3. Tenha atenção aos produtos que for usar
A SBD também chama atenção para o fato de que é essencial evitar cosméticos que aumentem a oleosidade da pele.
Além disso, a SBD aponta que não existe relação direta entre alimentação e acne, e, portanto, restrição alimentar não seria necessária para prevenir o problema. No entanto, alguns estudos defendem que certos alimentos podem estar ligados ao surgimento de espinhas. Logo, é interessante acompanhar as próximas pesquisas que forem divulgadas, para entender realmente a relação entre esses dois fatores, afinal, a acne pode ter impactos muito negativos na autoestima das pessoas.
Veja também: Hábito comum no banho pode prejudicar sua pele no tempo seco; veja como evitar