Confira 7 dicas simples para cuidar dos fios após a coloração e manter os cabelos tingidos sedosos e brilhantes.
Iana Faini | 19 de Fevereiro de 2021 às 19:00
Quem não ama uma grande mudança de visual? Com tantas opções de cores de cabelo é até difícil escolher só uma para as madeixas. Porém, infelizmente, a felicidade pode dar lugar à frustração em poucos dias caso os cabelos tingidos não sejam tratados corretamente. Mas não se desespere, é possível manter os fios lindos e saudáveis sem gastar muito no salão de beleza. Confira abaixo algumas dicas!
Usar um shampoo específico para cabelos tingidos é o ideal. Mas, se preferir, existem outras opções no mercado que também fazem uma limpeza suave e, com isso, não danificam a nova cor dos fios. Fuja dos shampoos antirresíduos ou muito adstringentes!
Como os fios podem ficar bastante fragilizados após o processo de coloração, é fundamental prevenir mais danos. Então, para manter os cabelos saudáveis e brilhantes, evite usar secador, chapinha ou babyliss com muita frequência.
Não se esqueça também de sempre aplicar um protetor térmico nos fios ao usar alguma ferramenta de calor. Além disso, alguns produtos também protegem contra os raios solares, o que é ótimo para evitar que os cabelos tingidos desbotem.
O processo de coloração pode deixar os fios ressecados e sem brilho. Por isso, escolha boas máscaras hidratantes e nutritivas e aplique pelo menos uma vez por semana. Outra boa opção é fazer um banho de brilho caseiro.
Quando vemos um fio de cabelo com ajuda de um microscópio, percebemos que ele é coberto de “escamas” chamadas de cutículas. Ao lavar o cabelo com água quente, essas cutículas abrem e podem deixar os pigmentos da coloração saírem junto com nutrientes, deixando o cabelo desbotado e ressecado. A melhor opção, portanto, é sempre lavar o cabelo com água fria ou, no máximo, morna.
Muitas mulheres são apegadas ao comprimento dos cabelos, mas cortar as pontas regularmente é ainda mais importante quando os fios foram danificados por algum processo químico como a coloração. Então, não fuja da tesoura e evite que o cabelo fique ralo e com pontas duplas!
As colorações ruivas e avermelhadas tendem a desbotar rapidamente e podem ficar com a famigerada aparência de “água de salsicha”. Para resolver o problema, retoque somente a raiz com tintura e aplique tonalizantes ou máscaras pigmentantes no comprimento regularmente.
Esses produtos são capazes de “reviver” a cor dos fios temporariamente, mas, diferentemente das tinturas permanentes, eles não contêm substâncias que danificam tanto o cabelo.