Hábitos comuns de muitas pessoas podem estimular a produção de óleo pelo couro cabeludo.
Carol Peres | 5 de Maio de 2025 às 15:30
A oleosidade nos cabelos provocam um brilho excessivo e faz com que os fios grudem, deixando as madeixas sem movimento. Além disso, os cabelos oleosos têm uma tendência a acumular mais sujeira e a desenvolver caspa. Logo, as pessoas com essa característica sentem a necessidade de lavar o cabelo com maior frequência, além do impacto que ela tem na autoestima.
Considerando tais aspectos, a oleosidade no cabelo é indesejada e muitas pessoas que sofrem com esse problema buscam medidas de resolvê-lo. Porém, entre tantas dicas e produtos que realmente são eficazes acabam surgindo também mitos, que podem ter o efeito contrário.
Então, confira atitudes que parecem inofensivas mas que prejudicam a saúde dos seus fios, ideias que na verdade não têm o efeito imaginado por muitos, e o que realmente fazer para ficar com o cabelo digno das capas de revistas!
Os cabelos ficam oleosos em decorrência da produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, que são afetadas por diferentes circunstâncias. Veja algumas e o que fazer.
A hidratação representa uma parte importante dos cuidados com os fios mesmo para quem sofre com a oleosidade. O segredo é escolher produtos leves, desenvolvidos para cabelos oleosos.
Na verdade, a higienização excessiva estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que vai aumentar a oleosidade do cabelo.
Embora esse não seja o único motivo, a escolha dos alimentos tem um impacto significativo na saúde e aparência dos cabelos. Portanto, comer muita fritura, fast food, manteigas, creme de leite, queijos amarelos ou molhos aumenta a oleosidade do cabelo.
Felizmente, fazer algumas pequenas mudanças na dieta já ajudam a deixar o cabelo cheio de brilho e vitalidade.
Assim como lavar o cabelo demais estimula a produção de óleo, tomar banhos muito quente deixam o couro cabelo ressecado, trazendo as mesmas consequências. O mesmo vale para usar o secador numa temperatura elevada. O ideal é preferir temperaturas mornas ou frias.
Diferente do que alguns pensam, o condicionador não é inimigo dos cabelos oleosos. Só é necessário ter cuidado na escolha do produto e não aplicá-lo na raiz, apenas no comprimento dos fios.
Além das causas já mencionadas, a oleosidade do cabelo pode estar associada também a alterações hormonais, excesso de estresse e uso de produtos incorretos. A escova de cabelo ou fronha sujos também podem transferir sujeira para o couro cabelo, aumentando a oleosidade. Usar chapéus, lenços ou toucas no cabelo também podem estimular a produção de sebo.
Algumas medidas básicas já podem te ajudar. Então, não lave o cabelo diariamente, o ideal é fazer a higienização de 2 a 3 vezes por semana. Escolha produtos para cabelos oleosos, mas lembre-se de não aplicar diretamente na raiz.
Outros cuidados essenciais são não ficar sempre passando a mão nos fios e sempre tomar banho com água fria ou morna. Entretanto, a oleosidade do cabelo pode ser motivada por questões de saúde, e nesses casos é fundamental consultar um dermatologista para ter o tratamento adequado.
Por fim, vale ressaltar a importância de inserir momentos de autocuidado na rotina. Com tantas responsabilidades é fácil esquecer de cuidar de si mesma, mas dedicar um tempo para a pele, cabelo e unhas vai aumentar sua confiança e bem-estar. E você pode contar com a Seleções para tornar sua vida cada vez melhor!
Cabelo molhado o dia todo faz mal? A verdade sobre o hábito comum e seus riscos
5 penteados que ajudam a disfarçar a oleosidade do cabelo
Como fazer a escova durar mais no cabelo oleoso?
9 dicas para lavar os cabelos corretamente que você precisa conhecer