Confira formas seguras para engrossar os fios da sua madeixa.
Luana Viard | 11 de Abril de 2024 às 16:00
Para muitas pessoas, ter cabelos finos pode ser um grande problema, já que as madeixas tendem a parecer sem volume e sem vida. No entanto, engrossar os fios pode ser mais fácil do que se imagina. Com as dicas certas, você pode inovar a aparência do seu cabelo.
Neste processo é muito comum confundirem o termo cabelo fino com fios ralos, porém essas coisas são diferentes. Venha entender essa diferença e dicas para reverter esta situação.
“De início, é importante dizer que cabelo fino não é o mesmo que cabelo ralo. As pessoas associam isso e acabam buscando soluções que nem sempre são necessárias. Cabelos finos são assim por conta da estrutura mais fina de sua haste, já os cabelos ralos se referem à quantidade de fios existentes no couro cabeludo. Isso é da genética de cada um, mas existem alguns hábitos que podem prejudicar, como usar secador, chapinha e babyliss”, explica a hairstylist Pati Macedo ao site metrópoles.
Entre as principais causas, Pati cita fatores externos e internos. “O uso excessivo de procedimentos químicos causam fissuras nas fibras capilares e isso estimula a perda de massa, assim como fontes de calor como chapinha, secador e babyliss. Também pode ser deficiência de vitaminas, estresse, desequilíbrio hormonal e até mesmo reação a algumas anestesias. Estes são pontos que podem ser tratados, mas se for da genética de cada um, apenas podemos melhorar. Uma vez que alguém nasce com o cabelo fino, ele será sempre fino em sua essência”, completa a profissional.
“Vale observar se o cabelo era grosso e ficou fino ou se ele sempre foi assim. Se houver mudança e ele for ficando menos denso, o que chamamos de rarefação, é muito provável que isso aconteça devido ao enfraquecimento dos fios que estão perdendo nutrientes e queratina”, continua a hairstylist.
A especialista responde que os shampoos engrossadores podem até ajudar, mas que não são capazes de fazer milagre. “Os resultados só serão percebidos se o tratamento for feito da forma correta. O ideal, em qualquer situação, é passar por um especialista, pois será ele quem irá indicar as melhores opções de produtos”, revela, então. Para reveter os cabelos finos, confira dicas imperdíveis.
A profissional aponta algumas formas de recuperar os fios finos, deixando a madeixa com aspecto mais encorpado e harmonioso.
Uma dieta rica em nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais, é fundamental para a saúde dos cabelos. Não esqueça de incluir alimentos como peixes, ovos, frutas, verduras e legumes em sua alimentação para fortalecer os fios de dentro para fora. Além disso, busque um nutricionista para receber orientações ainda mais especializadas para você.
Escolha as opções certas para seus fios! Como o objetivo é engrossar, busque por opções que ofereçam isso, geralmente, os que contam com ingredientes naturais em sua composição. Atualmente, existem diversas fórmulas desenvolvidas para que os fios engrossem.
O uso frequente de secador de cabelo, chapinha e modelador de cachos pode danificar os fios e acabar deixando eles ainda mais finos. Tente limitar o uso desses aparelhos e, sempre que possível, prefira por secar o cabelo naturalmente. Além de utilizar protetores térmicos para diminuir o impacto do calor.
Na correria do dia a dia, acabamos penteando os fios de forma agressiva. Aplicar força na hora de pentear os fios, além de machucar o couro cabeludo, ainda vai quebrá-los com mais facilidade. Por conta disso, tente pentear os fios com delicadeza e calma.
O shampoo é desenvolvido para remover as impurezas do couro cabeludo, então, não precisa esfregar os fios. Isso estimula o desgaste das fibras capilares, o que vai deixar eles finos e ralos. O ideal é aplicar apenas na raiz e massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
O acompanhamento de um profissional é indispensável para te ajudar a melhorar a saúde dos seus cabelos. Por isso, busque bons profissionais e inicie tratamentos direcionados para a resolução deste problema.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!