Este artigo traz informações importantes sobre o procedimento estético. Os benefícios da drenagem linfática para a saúde são numerosos.
Redação | 27 de Setembro de 2022 às 19:00
Você já ouviu falar em drenagem linfática? Este procedimento é um dos mais populares do país. E, muito mais que relativo à estética, pode trazer muitos benefícios para a saúde daqueles que o procuram.
Criada pelo casal de médicos dinamarqueses Estrid e Emil Vodder, a drenagem linfática surgiu em 1932. Na época, ambos trabalhavam com pacientes que apresentavam muito inchaço nos linfonodos. Mas como o sistema linfático – cuja principal função é defender nosso organismo de doenças – era pouco estudado, ainda não havia tratamentos com este direcionamento.
A partir dos estudos e observações do casal Vodder, surgiu a drenagem linfática. Era uma técnica de massagem manual cujo objetivo é estimular os linfonodos através de uma leve pressão. Assim, espera-se que a linfa passe pelo sistema circulatório e elimine o excesso de fluidos, bem como as toxinas do corpo.
O objetivo é que os movimentos feitos pelo massoterapeuta exerçam uma leve pressão e sempre terminem em algum gânglio linfático, para que a linfa circule pelos pontos desejados.
Por exemplo, caso a área a ser trabalhada na massagem seja a das pernas, os movimentos serão de cima para baixo. Dessa forma, percorrerá o trajeto da perna até o joelho, da coxa até a virilha. Na barriga, o movimento deve ser feito em direção à virilha. Já nos braços e tórax, os movimentos devem ser em direção às axilas.
Caso a drenagem linfática seja no rosto, os movimentos devem ir em direção ao pescoço. Além disso, o couro cabeludo também pode ser massageado em dois pontos principais: na parte alta do crânio e o segundo um pouco mais abaixo em direção às têmporas.
Atualmente, existem outros métodos que complementam a drenagem linfática. Exemplo disso é o Método Amanda Fernandes, criado por uma brasileira e utilizado principalmente em clínicas de estética. Neste procedimento, conhecido como MAF, além dos tradicionais movimentos da drenagem, são incorporados toques para estimular a queima de gordura e acelerar o metabolismo.
Leia mais: 6 tipos de massagem que aliviam a dor
A visível diminuição de inchaço e edemas é uma das maiores vantagens. Porém, so facilitar e otimizar a circulação da linfa pelo corpo, a drenagem linfática manual (DLM) também proporciona outros benefícios, tais como:
A DLM é contraindicada para pessoas cardíacas e/ou com problemas circulatórios e vasculares. Também é desaconselhada para pessoas com infecções, em tratamento oncológico, asmáticos graves e pessoas com pressão baixa.
É possível que gestantes se beneficiem bastante da DLM, bem como pessoas que estão em processo de emagrecimento. Também pode ser uma prática bastante benéfica para pessoas que estão vivendo um momento pós-cirurgia.