Fique por dentro de algumas marcas que investem no desenvolvimento de produtos com acessibilidade e na inclusão de pessoas PCD.
A inclusão no mundo da beleza vem se tornando uma realidade cada vez mais palpável e algumas marcas mostram que é possível aliar acessibilidade ao desenvolvimento de produtos para esse mercado. Por muito tempo, o universo da beleza ignorou as necessidades de milhões de pessoas com limitações motoras, mas esse cenário está mudando e marcas ao redor do mundo, incluindo algumas brasileiras, estão repensando produtos, embalagens e experiências com foco na inclusão.
Por que acessibilidade na beleza é urgente e necessária
Que as pessoas PCD enfrentam diversos obstáculos no dia a dia não é novidade para ninguém, e isso inclui o uso de produtos de beleza. Itens como embalagens difíceis de abrir, instruções ilegíveis, falta de aplicadores adaptados, ausência de representatividade e canais de comunicação pouco inclusivos estão entre algumas das questões mais urgentes para esses indivíduos.
Atualmente, há a estimativa de que existam cerca de 18,6 milhões de pessoas PCD no Brasil, já globalmente esse número supera 1 bilhão de indivíduos, de acordo com a OMS, representando mais de 16% da população global. Esses números reforçam a importância do mercado se adaptar e começar a pensar na produção de produtos que também possam ser usados por essas pessoas.
Marcas que estão apostando em uma beleza sem barreiras
Confira abaixo algumas marcas que vêm criando produtos e experiências mais acessíveis e inclusivas para além da publicidade.
1. Rare Beauty
A Rare Beauty, marca criada por Selena Gomez, é reconhecida por seu compromisso com o design acessível. Seus produtos contam com embalagens de tampas arredondadas e achatadas, que exigem menos força para serem abertas ou giradas, uma escolha pensada especialmente para pessoas com mobilidade reduzida.
A própria Selena, que convive com lúpus e tem limitações nas articulações, influenciou o desenvolvimento ergonômico dos frascos. A marca, que chegou ao Brasil em 2022, tem sido amplamente elogiada por oferecer mais autonomia e inclusão no uso da maquiagem e mais recentemente, da perfumaria.
2. Guide Beauty
A Guide Beauty também se destaca no mercado por seu foco em acessibilidade! Criada por Terri Bryant, maquiadora diagnosticada com Parkinson, a marca desenvolve pincéis e aplicadores ergonômicos com cabos curtos e largos, semelhantes a popsockets, que facilitam a pegada.
Os produtos são voltados a pessoas com deficiência motora e ganharam destaque internacional, incluindo o prêmio de “Melhor Design de Moda 2021”. Além disso, a Guide Beauty oferece tutoriais acessíveis com passo a passo pensado para todas as habilidades.
3. O Boticário
No Brasil, o Grupo Boticário, por meio da linha ‘Quem disse, Berenice?’, também tem feito avanços importantes. A empresa oferece acessórios gratuitos como bases antiderrapantes para produtos e engrossadores de frascos, desenvolvidos em parceria com pessoas com deficiência e terapeutas ocupacionais.
Esses itens visam facilitar a rotina de autocuidado de quem tem limitações motoras. A iniciativa, batizada de Comunidade Beleza Livre, já impactou milhares de consumidores e reforça o compromisso da marca com a autonomia real.
4. L’Occitane
Já a marca francesa L’Occitane foi uma das pioneiras em inserir o braile em suas embalagens! Hoje, cerca de 70% dos produtos já contam com esse recurso e para além disso, a marca implementou fontes maiores e frascos com formatos mais fáceis de manusear, o que beneficia especialmente pessoas com deficiência visual. Essa preocupação com o design inclusivo também se estende à experiência nas lojas, tornando o consumo mais digno e independente.
O que ainda pode melhorar?
Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para tornar a indústria da beleza verdadeiramente inclusiva. Um dos principais desafios está nos pontos de venda, que muitas vezes não são acessíveis a pessoas com deficiência e é fundamental que as lojas invistam em espaços adaptados, com atendimento inclusivo, testes de produtos com audiodescrição, amostras fáceis de abrir e consultorias com profissionais treinados para lidar com diferentes necessidades.
Outro aspecto essencial é a representatividade nas campanhas publicitárias através da presença de modelos e influenciadores PCD, que ainda é limitada, e é preciso ampliar esses espaços com mais diversidade e realismo, mostrando, por exemplo, rotinas de autocuidado reais compartilhadas nas redes sociais. Isso ajuda não só a inspirar, mas também a normalizar corpos e experiências diversas.