Saiba de quais maneiras o padrão de beleza masculina foi se transformando desde 1900 até os dias atuais.
Os padrões de beleza, tal qual as tendências, são mutáveis e acabam sendo alterados através das décadas. Há pouco mais de um século, por exemplo, os ideais de beleza masculina giravam em torno de elegância, postura, bigodes bem cuidados e roupas formais, sendo pouco comum que homens dedicassem mais tempo aos cuidados estéticos além do básico. Hoje, por outro lado, as coisas mudaram bastante e nós vamos te contar como!
O visual ideal masculino em 1900
Em 1900, o modelo de beleza para homens era bastante formal e as barbas e bigodes eram símbolos de status, honra e masculinidade. Quando se falava na moda masculina daquele tempo, as roupas eram bem cortadas, ternos escuros e acessórios como cartolas e bengalas indicavam refinamento social.
Quando se pensa em cabelos masculinos na época, o ideal era usar as madeixas penteadas para trás ou para o lado, com brilho, graças ao uso de pomadas ou tônicos capilares. A higiene e o asseio eram formas importantes de demonstrar respeitabilidade, e a vaidade masculina existia, mas dentro de limites bem mais discretos comparados ao que se vê hoje.
A transição ao longo do século XX e XXI
Com o passar dos anos e o crescimento da mídia e da globalização através do cinema, da rádio, da televisão e, mais recentemente, das redes sociais, houve uma grande mudança na percepção de beleza masculina. As décadas diferentes trouxeram diferentes referências: nos anos 1920 e 1930, os homens costumavam ser elegante e os cabelos bem penteados predominavam, em seguida, vieram períodos onde a imagem atlética ganhou força, como o corpo “V”, caracterizado por pernas mais finas e ombros exageradamente largos, dos anos 70 a 80.
A moda dos anos 1990 e 2000 também trouxe cortes de cabelo mais despojados e madeixas com estilos mais pessoais e o reaparecimento da barba como elemento de estilo predominaram. Hoje, no século XXI, cuidar da pele, usar cosméticos, shampoos específicos, protetor solar, estilos variados de barba e cabelo são práticas comuns entre homens.
A promoção da saúde, da individualidade, diversidade de corpos, etnias e estilos e da expressão de personalidade redefinem os padrões de beleza cada vez mais.