Relembre o que era considerado padrão de beleza nos anos 1900 e como esse 'ideal' foi se transformando até os dias de hoje.
Thyago Soares | 23 de Setembro de 2025 às 16:00
Os padrões e ideias de beleza são fruto de inúmeros fatores, dentre eles transformações culturais, sociais e tecnológicas. Em 1900, o ideal feminino e a expectativa do que se esperava da imagem das mulheres estava preso a silhuetas rígidas e um estilo completamente distinto. Com o passar do tempo, mídias de massa, movimentos sociais e a globalização, houve uma transformação significativa!
No início do século XX, o ideal de beleza feminina contava com fortes influências vitorianas e eduardianas, trazendo consigo silhuetas curvilíneas, cintura bem acentuada por espartilhos, busto cheio, postura rígida e roupas que cobriam quase todo o corpo.
As mulheres eram muitas vezes estilizadas para parecerem graciosas e refinadas, frequentemente exibindo cabelos longos ou penteados elaborados, chapéus ornamentados, saias volumosas, golas altas e muitos adereços. Naquele momento, a moda valorizava sobretudo a pele clara, considerando a palidez um símbolo de status, já que significava menos exposição ao sol e, portanto, menos trabalho manual, exclusivo de quem vivia nas classes mais altas.
A partir das décadas de 1920 e 1930, mudanças começaram a surgir. O movimento modernista, as transformações culturais pós I Guerra Mundial e o cinema influenciaram a moda e chegaram roupas mais leves, cortes mais livres, menores exageros nos espartilhos, e a maquiagem começa a ganhar espaço como forma de expressão.
Nos anos 1950 e 1960, o glamour hollywoodiano passa a ditar o visual ideal, com rostos perfeitamente maquiados, cabelos volumosos ou ondulados, lábios vermelhos, olhos bem marcados, e corpos curvilíneos porém bem proporcionados.
A partir dos anos 1990, há uma valorização ainda maior do corpo saudável, da pele bem tratada, dos cuidados estéticos, e da diversidade de padrões de beleza, momento no qual os diferentes tons de pele, tipologias de corpos, estilos de cabelo e maquiagem passaram a ganhar espaço no ideal de beleza.
Hoje, diferentemente dos anos 1900, o padrão de beleza feminina está muito mais flexível e há uma valorização crescente de corpos com diferentes formatos, estilos de cabelo variados e tons de pele diversos, além da aceitação de traços naturais. A maquiagem e moda são ferramentas de expressão pessoal, e não apenas uniformização estética.
Comparar o ideal de beleza feminina de 1900 com o de hoje mostra como os padrões estéticos são construções culturais sujeitas a inúmeras influências e o que era considerado elegante e desejável há um século se transformou, cedendo espaço para ideais mais amplos, inclusivos e dinâmicos.
Delineados criativos que estão bombando no Instagram e TikTok
Perfume Givenchy: veja top 4 perfumes femininos da marca
Descubra como saber se o perfume Fantasy é original
4 perfumes baratinhos da O Boticário que fixam bem