Procedimentos estéticos são muito populares, mas será que os treinos de atletas olímpicos afetam seus resultados?
Carol Peres | 6 de Agosto de 2024 às 10:46
O repouso e a recuperação costumam ser indispensáveis para obter o resultado desejado após a realização de um procedimento estético. No entanto, sabendo que a rotina de atletas olímpicos é consideravelmente intensa, essas duas coisas não parecem combinar.
Então, será que atletas olímpicos podem fazer procedimentos estéticos ou os treinos afetam os resultados? Saiba o que dizem os especialistas.
Bem, os atletas não são exatamente proibidos de realizar procedimentos, porém os cuidados pós operatórios tornam-se ainda mais essenciais. A relação entre os treinos e os resultados varia bastante conforme o procedimento realizado.
Por exemplo, o cirurgião plástico, professor da Unifesp e Diretor Científico Internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) Fabio Nahas explica que atividade física intensa não afeta o resultado de uma lipoaspiração. Logo, pacientes podem voltar a treinar 30 dias depois da cirurgia. Em contrapartida, mamoplastias demandam que o paciente siga à risca as recomendações médicas, pois exercícios físicos impactam fortemente a aparência final.
Em pessoas que colocaram próteses nas mamas, o impacto constante pode colocar as próteses para baixo. Já em pacientes que reposicionaram os tecidos mamários, o que pode acontecer são alterações nesses tecidos. Para evitar qualquer uma dessas situações, Fabio sugere o uso de sutiãs ou tops de alta sustentação.
Por fim, em procedimentos estéticos menores, como aplicação de botox ou de ácido hialurônico, exercícios intensos podem encurtar a duração do efeito obtido, mas não tem consequências muito consideráveis. Nesses casos, a especialista em estética avançada Dra. Angélica Lucena indica um repouso de 24h antes de voltar a treinar.
"Eu indico, após um procedimento, seja ele harmonização, rinomodelação, preenchimento de lábios etc., um repouso de 24 horas, sem qualquer esforço físico, já que um inchaço pode comprimir a região e levar a complicações", explicou a doutora.
Há até situações em que os procedimentos que melhoram o desempenho esportivo, como em mamoplastias redutoras. Portanto, fica evidente que bons resultados podem ser obtidos por essas operações mesmo em pessoas que treinam intensamente. E é válido lembrar que estética e exercícios físicos são duas coisas relacionadas! E claro, o mais importante é cuidar de seu corpo. Leia também a rotina de cuidados para pele e cabelo de Tatiana Weston-Webb.
Fontes: Jornal Estado de Minas e Terra.
5 hábitos que deixam a boca seca para você evitar
As regras de beleza das Olimpíadas que vão te surpreender
5 passos para uma pele blindada na maquiagem
O pó compacto preferido da campeã Rebeca Andrade
“Chocolate Glaze”: Saiba tudo sobre tom de cabelo que está bombando entre as famosas
Os cuidados da bicampeã olímpica Thaisa Daher para acentuar a beleza da maturidade