Especialistas alertam sobre os possíveis danos ao couro cabelo com a retirada dos fios grisalhos
Os cabelos brancos podem surgir por diferentes motivos, porém, sejam eles uma marca da idade ou causados pelo estresse, especialistas alertam sobre os perigos existentes em arrancar os fios grisalhos.
Leia também: Vírus se espalha em 100 aplicativos; saiba se você baixou algum deles.
Também conhecido como canície capilar, o aparecimento dos fios brancos está diretamente relacionado à pigmentação. Ainda que arrancá-los não faça surgir outros fios, há questões mais críticas que precisam ser apontadas.
Em entrevista ao Huffington Post, Michael Van Clarke, dono de um salão que leva seu nome em Londres, na Inglaterra, e criador do "3 more inches", um produto para fortalecer os fios capilares, afirma que a remoção dos cabelos brancos além de retardar seu crescimento afinam os fios, tornando-os menos saudáveis.
Além disso, de acordo com Jennifer Korab, especialista e hairstylist responsável pelo salão Renaissance, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a arrancada dos grisalhos pode traumatizar o folículo piloso, levando à infecções e regiões calvas.
“Ao arrancar um fio, você pode traumatizar o folículo piloso, o que pode levar a infecções e regiões calvas”, advertiu Jennifer Korab. “Você estará fazendo mais mal do que bem”, frisou a especialista.
É possível reverter o envelhecimento capilar e acabar com os fios brancos?
Os fios grisalhos são causados pela dificuldade do folículo capilar em produzir melanina. Embora esse processo esteja mais frequentemente ligado ao envelhecimento natural e questões genéticas, cientistas apontam que o estresse pode impactar no surgimento de cabelos brancos.
Diante desse fato, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, revelaram que cabelos grisalhos causados por estresse em pessoas jovens podem recuperar a cor original em alguns casos.
O que os cientistas notaram foi que os participantes mais jovens que apresentaram fios grisalhos, recuperavam a cor natural dos fios quando o estresse desaparecia.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!