Conheça os principais alimentos ricos em colágeno que você precisa incluir na sua rotina alimentar para ter uma pele firme e bonita.
Thaís Garcez | 29 de Janeiro de 2021 às 15:00
Para ter uma pele firme e bonita não basta contar somente com a sorte de ter uma boa genética, é preciso incluir na sua rotina alimentos ricos em colágeno. Essa proteína tão desejada por quem quer retardar o envelhecimento infelizmente vai diminuindo no organismo com o passar dos anos. Portanto, é preciso reforços!
Presente em várias partes do corpo, como tendões e tecido conjuntivo, o colágeno é o responsável por renovar e dar elasticidade à pele. Mas não é só isso, ele também atua no fortalecimento de unhas e cabelos, na redução da celulite e na aceleração do metabolismo.
Leia também: Colágeno: dermatologista explica para que serve e dose recomendada
Sem dúvida, o colágeno é um forte aliado na diminuição de linhas de expressão e no combate à flacidez. Porém, a partir dos 35 anos sua produção natural já começa a decair. Mas a boa notícia é que é possível reabastecer o organismo com essa proteína revitalizadora.
Há quem busque suplementos de colágeno para reparar essa deficiência. Contudo, é possível encontrar nos alimentos a quantidade necessária para uma ação eficaz. Mas vale lembrar que uma alimentação saudável – rica em vitaminas C, E e A, silício, cobre, selênio, zinco e enxofre – é primordial para ajudar nesse processo.
As carnes são grandes fontes de proteína, por isso estimulam a produção de colágeno no corpo. Além disso, são ricas em vitamina B6 e B12, que ajudam no processo de reposição. Incluir ovos na dieta também é uma boa ideia.
Folhas como espinafre, couve e chicória são ideais para auxiliar o corpo a produzir mais colágeno. Por serem ricas em fibras, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, C e K darão ao organismo os nutrientes necessários para esse fim.
A gelatina é o alimento que é puro colágeno. Seus consumo traz benefícios para a pele, unhas e cabelos; além de ser muito saborosa.
Apesar de calóricas, as nozes, castanhas e amêndoas dão ao organismo doses necessárias de vitamina E, ácidos graxos poli-insaturados, zinco e cobre; componentes favoráveis à produção de colágeno. Mas não é preciso consumir muito para obter esses nutrientes, basta uma porção pequena por dia.
Se a vitamina C é tão importante para deixar o colágeno em dia, então inclua as frutas cítricas na sua rotina alimentar. Laranja, tangerina e acerola são apenas algumas das frutas que você pode consumir.
Sim! O bom e velho arroz e feijão são ricos em aminoácidos importantes na síntese do colágeno. O feijão é rico em cobre, muito importante no reparo do colágeno. Mas se você não gosta de feijão, pode substituir por lentilha, pois ela é fonte de proteínas.
Essa é uma dupla potente! A linhaça carrega ômega-3 em sua composição, ótimo para dar elasticidade à pele. Já a quinoa contém zinco, cálcio, ferro e ácidos graxos, além de ômega-3 e 6. O combo perfeito para a manutenção do colágeno.
Monte o seu cardápio diário com essas sugestões de alimentos. Assim você terá mais chances de ter uma pele jovem e com o colágeno em dia!